Meu QI Abaixo de Zero: Série do Dia: Daniel Boone

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

domingo, 24 de agosto de 2014

Série do Dia: Daniel Boone

Pois é minha gente...
Se não fosse meu pai começar a ver a série no Youtube, talvez até hoje não tivesse conhecimento dessa série...
Saibam mais sobre Daniel Boone.
Fonte: Retro TV , Wikipedia














Daniel Boone é uma série de televisão americana de Ação-Aventura que foi ao ar nos Estados Unidos de 24 de Setembro de 1964 a 10 de Setembro de 1970, pela NBC, com 165 episódios, e foi produzida pela 20th Century Fox Television.
O show passou a ser transmitido à cores no outono de 1965, com a segunda temporada, e foi filmado inteiramente na Califórnia e Kanab , Utah.
Daniel Boone foi um dos dois personagens icônicos interpretados por Fess Parker.
Ele havia aparecido como Davy Crockett em alguns episódios na antológica série da Walt Disney, a aclamação considerável entre o lançamento de uma mania nacional.
Para sua interpretação de Boone, que durou muito mais tempo, mas teve muito menos impacto, Parker novamente usa um chapéu rabo de guaxinim que havia sido popularizado anos antes pela série Crockett
O chapéu de Daniel Boone nunca foi mencionado na canção tema: "From the coonskin cap on the top of ol' Dan....".
Os esforços foram feitos para garantir os direitos de Crockett de Walt Disney, mas ele se recusou a vender, por isso a série acabou sendo sobre Boone em seu lugar.
Em contraste, o Boone de Parker foi menos explorador e mais homem de família do que Crockett. O mesmo também geralmente usava uma barba rala, enquanto seu Boone era predominantemente barbeado.

A esposa de Boone, Rebecca (Patricia Blair) e filho Israel (Darby Hinton) foram muitas vezes caracterizados nas histórias. Na vida real, Boone teve 10 filhos. Durante as primeiras duas temporadas, sua filha Jemima foi caracterizada (Veronica Cartwright), mas ela some sem explicação no fim da segunda temporada. O ator de Western Chris Alcaide apareceu duas vezes na série, uma como um índio, Flathead Joseph. 
Walter Coy fez sua últma aparição na televisão em 1970, em Daniel Boone, como Chief Blackfish.
Rico Alaniz fez o índio Crooked Hand em 1969 no episódio "The Allies".
A série se passa em 1770, antes e durante a Revolução Americana, e principalmente  centrada nas aventuras e sobre Boonesborough, Kentucky.
Alguns aspectos do show eram menos do que historicamente fiéis, que a certa altura  levou a legislatura de Kentucky à condenar as imprecisões.
Inconsistências incluem episódios como "The Aaron Burr Story", episódio da segunda temporada onde o vice presidente dos Estados Unidos visita Boonesborough. O episódio foi baseado no levante de Burr, um grupo armado, supostamente para cometer traição, em 1806.

Enquanto isso, mais um episódio da segunda temporada dependia de alegações de que os colonos Boonesborough estavam planejando insurreição contra a Coroa Britânica, antes da Revolução Americana. Ainda outros episódios ocorreram durante a Revolução. Nenhuma explicação foi feita para os 30 anos de discrepância.
O personagem Mingo, metade Cherokee, mas altamente educado, um pouco no molde de Tonto mas com sensibilidades atualizados e descendência inglesa por parte de pai. (Com graduação na Universidade de Oxford, Mingo passou como um oficial britânico em pelo menos dois episódios, e cantou ópera em outro). Na verdade, o Mingo foi um pequeno grupo de Nativos e não um homem, que estavam relacionados aos Iroquios. (De qualquer maneira, na perspectiva nativa, Mingo é uma palavra para "chefe" na língua nativa dos índios Choctaw; e em Chickasaw, minko é a palavra para "chefe").
Ed Ames também interpretou o irmão gêmeo mau de Mingo, Taramingo, em "My Brother's Keeper". Sua interpretação de Mingo levou-o para uma famosa demonstração de lançamento de machados no The Night Show, que foi reprisada no clip de aniversário do show por décadas depois, onde Ames arremessa um machado no alvo com um homem e acerta entre suas pernas, muito para o anfitrião do entretenimento Johnny Carson.
O título principal do show contou com três versões da canção tema, escrita por Vera Matson e Lionel Newman. A terceira versão "Groovy" foi cantada por The Imperials.
Uma pré-série televisiva baseada em Daniel Boone apareceu no Walt Disney Presents em 1960, com Dewey Martin como Boone.
A série teve uma grande produção, gravada em ambientes naturais. Não é de estranhar o grande sucesso que ganhou no mundo inteiro e, além dos EUA, onde historicamente, a figura deste explorador de fronteiras é altamente venerada.
Por um longo período dos anos 1960, a infância de grande parte do mundo cresceu com um personagem bem-humorado e cavalheiresco, que soube converter o personagem folclórico conhecido dos pioneiros americanos em um herói que todos queriam ser.
A série foi exibida na NBC ás 19h30, desde a estréia até o último episódio. Daniel Boone soube se manter no topo da popularidade, competindo bravamente ao longo dos anos  com séries como Batman, Ilha dos Birutas, Os Monstros, A Noviça Voadora, entre outras.
A série foi cancelada em 1970, mas a rede CBS fez uma tentativa de reavivar o interesse por meio de um remake, intitulado O Jovem Daniel Boone, em 1977. A série foi exibida entre Setembro e Outubro daquele ano, com duração apenas de quatro episódios.

O Homem que viveu Daniel Boone


Fess Parker nasceu Fess Elisha Parker Jr. em 16 de Agosto de 1926, em Fort Worth, Texas. Estudou história na Universidade do Texas e Teatro na Universidade do Sul da Califórnia, lugar onde começou sua carreira cinematográfica, no início dos anos 50, com filmes de ação como “Springfield Rifle” (“Renegado Heróico”, 1952), um western com Gary Cooper (“Battle Cry”, 1955) e de ficção-científica como “Them!” (“O Mundo em Perigo”, 1954). 
Foi em meados desta década que Parker ganhou grande fama com o personagem de Davy Crockett, no filme “Davy Crockett, King on the Wild Frontier” (1955), seguido um ano depois por “Davy Crockett and the River Pirates”, sendo acompanhado em ambos pelo ator Buddy Ebsen.
Com contrato encerrado com a Disney, Parker participou de um dos grandes filmes de aventura da década, “The Great Locomotive Chase” (“Tempera de Bravos”, 1956), e logo se tornou, por assim dizer, estereotipado como herói de aventura do campo ou do Oeste, sendo mais comprometido o seu filme “Old Yeller” (“Meu Melhor Companheiro”, 1957), de uma dramática história de amor entre um garoto e um cão selvagem, no extremo Oeste, com Fess no papel de pai doente.
No início dos anos 60, com uma filmografia principalmente de westerns, Fess tentou iniciar a sua carreira na televisão. Entre 1962 e 1963 atuou na série Mr. Smith Goes to Washington para a rede ABC, baseado no filme clássico do diretor Frank Capra (conhecido no Brasil como “A Mulher Faz o Homem”, 1939). 
Fess fez o papel de Jefferson Smith, um inocente homem do interior que é levado a Washington por um grupo de políticos para se tornar senador dos Estados Unidos da América. Mas, apenas um ano após o cancelamento da série, o ator encontrou o sucesso no papel de Daniel Boone. Ele também gravou um álbum com canções de fronteira.
Parker aposentou-se de Hollywood três anos após o fim da série Daniel Boone. Contratualmente, ele  tinha direito a 30% dos lucros da série e decidiu abandonar a profissão de ator. Tornou-se construtor imobiliário e proprietário da vinícola Fess Parker’s Winery & Vineyard, já que era aficcionado em vinhos. Comprou um hotel em 1998 (The Grand Hotel) em Los Olivos, na Califórnia, hoje chamado de Fess Parkers Wine Country Inn & Spa.
Parker morreu aos 85 anos, de causas naturais, em sua casa em Santa Ynez, Califórnia, perto da Parker Fess Winery, em 18 de março de 2010. Foi casado com a mesma esposa desde 1960 (Marcella).

O Homem que viveu Mingo


Atleta e ator em diversos trabalhos e graduado em artes na Universidade da Califórnia, Edmund Dantes Urick, nasceu 09 de Julho de 1927 e começou sua carreira como cantor na banda familiar Ames Brothers, muito popular. Ed deixou a música, mas estudou teatro e atuou na Escola Herbert Berghoff. Mais tarde, especializou-se sob a tutela de Tamara Doykharhanova, Lee Strasberg e Milton Katselas. Seu primeiro papel foi o de John Proctor, em uma versão de “The Crucible”, de Arthur Miller, montada fora da Broadway. Mais tarde, Ames teve um outro papel de protagonista no musical “The Fantasticks”. Mas sua consagração veio com a adaptação do romance de Ken Kesey, “One Flew Over the Cuckoo’s Nest” (“Um Estranho no Ninho”, 1975), produzido por Michael Douglas. Foi nessa época em que um contrato foi assinado com a Fox para um papel regular na série Daniel Boone. Após as cinco temporadas, Ed voltou a cantar, passou a se dedicar ao tênis, ao estudo de idiomas (incluindo latin) e dirigir suas próprias companhias de teatro, como “Man of La Mancha”, “Fiddler on the Roof”, “Camelot” e outras.
Além de aparecer como convidado em várias séries e continuar no mundo da música, Ed se dedicou nos últimos anos a causas humanitárias e ambientais. Recentemente, teve o prazer de ter o seu próprio rancho em Utah, onde se dedica a criação de cavalos.


DVD



Foram lançadas em DVD duas temporadas de Daniel Boone estrelado por Fess Parker, em 26 de setembro de 2006. No Brasil, em um lançamento que ninguém esperava, de tão raro, a Focus Filmes lançou a temporada em dois volumes de 15 episódios cada, em quatro discos. Detalhe para a importantíssima presença da dublagem original brasileira, preservada em bom estado, gravada pelo estúdio paulistano AIC. Posteriormente, uma edição especial, abrigada em uma lata, foi lançada pela Focus Filmes, trazendo a 2ª Temporada completa.
Apesar da Focus Filmes ter sinalizado a intenção de lançar as outras temporadas, acabou não acontecendo. A 1ª Temporada não foi lançada no Brasil por ser preto e branco, segundo a distribuidora, poderia ser um risco de não vender bem. 
A caixa com a terceira temporada foi lançada em 08 de Maio de 2007, seguida pela caixa da quarta temporada, lançada em 19 de Junho de 2007. A quinta temporada fo lançada em Agosto e a sexta em 18 de Novembro de 2008.
Todos os DVDs então saíram fora de catálogo, desde que a Fox anunciou um box completo da série para futuro lançamento de DVD.




Personagens









Curiosidades

Mingo fez tanto sucesso, que Ames costumava receber mais correspondências dos fãs do que Parker.
Roosevelt Grier foi um jogador de futebol americano e os fãs de cinema bizarro se lembram dele por sua atuação em “O Monstro de Duas Cabeças” (The Thing with Two Heads, 1972). 
O ator Richard Boone, da série "O Paladino do Oeste", e o ator e cantor Pat Boone, do filme clássico “Viagem ao Centro da Terra”, são descendentes diretos do verdadeiro Daniel Boone.

Dublagem e Exibição

Estúdios AIC/SP. 
Arquimedes Pires e Chico Borges (Daniel Boone)
Carlos Alberto Vaccari (Mingo)
Áurea Maria (Rebecca)
Maralise Tartarine (Jemima)
Maria Inês e Zezinho Cutolo (Israel)
Sílvio Mattos (Cincinnatus)
Olney Cazarré (Jericho Jones)
Silvio Navas (Andrew Cooper)
Jorge Barcellos (Josh Clements)
Xandó Batista (Simon Harman)
No Brasil foi exibido na TV Tupi,  TV Record,TV Globo, Rede Brasil de Televisão, Ulbra TV .

Tema de Abertura

para assistir no youtube click here



Daniel Boone, Daniel Boone, 
What a doer!
What a dream come-er-true-er was he!

From the coonskin cap on the top of ol' Dan
To the heel of his rawhide shoe;
The rippin'est, roarin'est, fightin'est man
The frontier ever knew!

Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
And he fought for America
To make all Americans free!

What a Boone! What a doer!
What a dream come-er-true-er was he!

3 comentários:

  1. Onde encontro a 1a. temporada que não foi exibida no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para download não encontrei nenhum site com link ativo, achei apenas para comprar no mercado livre um Box com todas as temporadas (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634591168-daniel-boone-1-2-3-4-5-6-temporadas-completas-_JM) e na Amazon a season 1 (http://www.amazon.com/Daniel-Boone-Season-Fess-Parker/dp/B000GH3CDO).

      Excluir