Meu QI Abaixo de Zero: Desenho Animado do Dia: A Família Mézga (Mézga Csalad)

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Desenho Animado do Dia: A Família Mézga (Mézga Csalad)

Pois é minha gente...
Tive o privilégio de viver minha infância nos anos 80 e 90, e vi muitos desenhos legais.
Um deles é A Família Mézga.
Saibam mais sobre o desenho.
Fonte: Wikipedia



A Família Mezga (Mézga család, em húngaro) é um desenho animado realizado pelo Pannónia Film, Hungria, entre 1969 e 1978.
Os roteiros da série foram escritos por József Romhányi e József Nepp. Nepp também atuou como diretor de cinema. A série tornou-se muito popular, atingindo o status de cult e televisionada, entre outros, na Tchecoeslováquia, Bulgária, Itália, Holanda e dois estados alemães. A série ainda aparece regularmente na televisão. Cada temporada consiste de 13 episódios.

A Família
A família consiste de Géza, o pai, uma figura cômica similar à Homer Simpson, sua esposa, Paula que realmente domina a família, a filha adolescente Kriszta e o caçula de 12 anos, Aladár, um garoto prodígio. O gato Maffia e  o cão Blöki (Zorro) acompanham a família. Dr. Máris, seu vizinho cínico, é regularmente e involuntariamente envolvido em desastres ao redor da família.
O nome Mézga, significa cola,  mucilagem ou goma de árvore em húngaro e foi rebatizado como rodina Smolíkova em tcheco, que é comum, mas o sobrenome raro, usado também em contos de fadas; La famiglia Mezil em italiano; Familie Metzger em alemão;  que significa açougueiro; Семейство Мейзга em búlgaro; Família Mézga / Mesga em Português e Miazgovci em eslovaco, soando da mesma forma, mas com diferente significado. Em holandês no entanto, eles foram muito genericamente chamado de Familie Sanders, que não tem nenhum outro significado.

As séries



A Família Mézga
A primeira série foi realizada durante 1968/1969 sob o nome Üzenet a jövőből – A Mézga család különös kalandjai
(Uma mensagem do futuro- As fantásticas aventuras da família Mézga).
A família fez contato com MZ/X, seus descendentes do século 30, com quem Aladár fez contato. MZ/X os enviou através do tempo, vários dispositivos hipermodernos que invariavelmente resultam em um desastre.
(Um exemplo é quando MZ/X envia-lhes algo que faz com que as frutas no jardim dos Mézgas cresçam a um tamanho excepcional. A família está feliz com os enormes frutos até que eles percebem que se esqueceram de matar os insetos e outros parasitas, e eles são expulsos por gafanhotos e vermes gigantes. Em outro episódio,  um robô que limpa a casa destrói os móveis porque ele não entende os comandos do idioma húngaro do século 20.)
Geralmente os episódios acabam com Paula dizendo: "Porque não casei com Pisti Hufnágel?" que implica em muitas vezes ela lamentar ter escolhido Géza ao invés do outro pretendente. Na terceira série, ela finalmente aceita que Hufnágel não é o que ela imaginava que ele fosse.
As séries foram chamadas de: 
Odkaz budoucnosti aneb Podivuhodná dobrodružství rodiny Smolíkovyem na Tchecoeslováquia;
Messaggi dal futuro na Itália
Heißer Draht ins Jenseits – Phantastische Abenteuer der Familie Mézga na Alemanha;
 Невероятните приключения на Семейство Мейзга: Послания от Бъдещето na Bulgária
Miazgovvci na Eslováquia.



As Aventuras de Aladár Mezga
A próxima série foi produzida em 1972 sob o título Mézga Aladár különös kalandjai (As Aventuras de Aladár Mezga).
Toda noite Aladár visita um planeta inabitado usando uma nave espacial inflável (que podemos imaginar que foi dada pelo MZ/X, devido a sua natureza implausível e futurista, porém o ponto não foi tratado durante a série, deixando o telespectador de adivinhar). Nessa série, Blöki pode falar, como Aladár lhe ensinou, então ele seria um assistente adequado para a nave espacial. A série satiriza vários vícios humanos e sociais; por esta razão dois episódios não foram autorizados a ser mostrado na Tchecoeslováquia comunista.
A série foi chamada de:
Podivuhodná dobrodružství Vladimíra Smolíka na Tchecoeslováquia;
L’astronave na Itália;
Adolars phantastische Abenteuer no oeste alemão;
Archibald, der Weltraumtrotter no leste alemão;
Семейство Мейзга: Невероятните приключения на Аладар na Bulgária;
Miazgovci II na Eslováquia.



As Férias da Família Mézga
A terceira série foi produzida em 1978 sob o nome Vakáción a Mézga család (As Férias da Família Mézga). Pisti Hufnágel, um personagem mencionado algumas vezes na série, o primeiro amor de Paula e seu ideal, convida a família para umas férias na Austrália. Um bilhete de reposição é dado ao vizinho, Dr. Ottokar Maris. Acontece que Hufnagel é um vigarista e os Mézgas estão abandonados e sem dinheiro. Seus esforços para chegarem em casa arremessa-os nos lugares mais estranhos, incluindo Pólo Sul, e em situações bizarras. Pisti Hufnagel secretamente segue-os e sempre transforma as suas esperanças em catástrofe. Só quando eles finalmente chegam em casa e a encontram completamente revirada por Hufnagel,  Paula perde sua fé em seu ideal.
Ao contrário das duas primeiras séries, que consistia em episódios de uma história, esta série é um único arco de história.
A série foi chamada:
Podivuhodné prázdniny rodiny Smolíkovy na Tchecoeslováquia;
Le vacanze della famiglia Mezil na Itália;
Die Abenteuer der Familie Metzger na Alemanha;
Семейство Мейзга във ваканция na Bulgária;
 Miazgovci na cestách na Eslováquia;
La Familia Mezga na Espanha.

Nova série
Durante 2005 os estúdios Ex-Ist preparou uma nova série, onde a família Mézga se familiariza com os computadores e a Internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário