Pois é minha gente...
Esse filme lembro-me de tê-lo assistido numa tarde, na Rede Record.
Saibam mais sobre The Last Dragon.
Fonte: Wikipedia
The Last Dragon (O Último Dragão, no Brasil), é um filme de artes marciais de 1985, produzido por Rupert Hitzig e Berry Gordy e dirigido por Michael Schultz.
O filme foi um fracasso pela crítica, mas um sucesso financeiro, e hoje é considerado um filme cult.
O filme é estrelado por Taimak, Vanity, Julius J. Carry III, Christopher Murney e Faith Prince.
A coreografia foi feita por Lester Wilson e Leritz Lawrence. O filme foi lançado nos cinemas pela TriStar Pictures em 22 de março de 1985. A música do filme é composta por Dwight David.
Sinopse
Situada em Nova York, a trama segue um adolescente estudante de artes marciais chamado Leroy Green (muitas vezes referido como "Bruce Leroy", embora ele nunca chame a si mesmo assim) com sonhos de se tornar um grande artista marcial, como seu grande ídolo Bruce Lee. Está treinando com seu mestre, onde ele é posto à prova, ao pegar uma seta azul disparada do arco dele.
Após tê-lo feito com êxito, o mestre lhe explica que terá de tocar o mais alto grau do desempenho das artes marciais, conhecido como "O Nível Final". Quem alcançar "O Nível Final" é dito o possuidor da "Aura", uma energia mística que pode somente ser atingida por um mestre de artes marciais de verdade.
Quando as mãos de um lutador brilhar, é porque ele é um dos melhores do mundo e quando seu corpo inteiro brilhar, ele é o maior lutador vivo.
Leroy não entende, mas seu mestre lhe dá uma medalha para significar suas realizações e liberá-lo a embarcar em sua jornada para encontrar o Mestre Sum Dum Goy, quem afirma poder ajudar Leroy a desbloquear o poder da "Aura".
Em uma sala de cinema, mostrando um filme de Bruce Lee, Sho'nuff, o Shogun do Harlem, e sua gangue entram no auditório e ordenam os telespectadores para sair. Quando uma criança aponta Leroy na platéia, Sho'nuff reconhece-o como um rival e o confronta, incitando-o para uma luta.
Vários telespectadores protestam à interrupção, levando Sho'nuff à desafiar e derrotá-los enquanto Leroy pacificamente faz o seu caminho para a saída. Um Sho'nuff furioso jura que ele vai derrotar Leroy.
Enquanto isso, o magnata do fliperama Eddie Arkadian, procura conquistar um espaço no show Seventh Heaven, da apresentadora Laura Charles, na esperança de que o vídeo clip de sua namorada Angela Viracco seja apresentado no programa.
Arkadian envia seus capangas para sequestrá-la após uma gravação de seu programa, mas são frustrados por Leroy, que facilmente os derrota. No entanto, ele perde a medalha durante a luta, a qual Laura recupera.
Quando os capangas de Arkadian retornam e contam que o plano falhou, Eddie instrui seu capanga Rock para recuperá-la.
Enquanto Leroy treina seus pupilos na escola de artes marciais, Sho'nuff e sua gangue entram e assaltam um dos estudantes, Johhny Yu, exigindo que Leroy curve-se diante de Sho'nuff, e este relutantemente concorda, e Sho'nuff oferece um chute antes de partir, com a promessa de que Leroy vai ter que enfrentá-lo algum dia.
Na mesa do café da manhã, a família de Leroy vê na televisão, um anúncio para a competição de dança no programa de Laura.
Reconhecendo Laura como a mulher que ele tinha ajudado na noite anterior, Leroy pede a seu irmão mais novo, Richie, para levá-lo na competição e encontrar com Laura. Richie se apaixona por Laura, mas tem vergonha de ser visto com seu irmão mais velho, socialmente inepto, a contragosto concorda.
Quando chegam ao local, Richie tenta esgueirar-se pela parte de trás deixando Leroy de fora. Enquanto espera, ele vê Laura sedo raptada em uma van da produção. A pista deixada para trás revela que os homens trabalham para Eddie Arkadian Productions.
Com ela finalmente em custódia, Eddie pede à Laura para promover o vídeo da música de sua namorada em seu programa, mas Laura se recusa. Como os homens de Arkadian preparam-se para coagi-la pela força, Leroy de repente irrompe na sala e resgata Laura mais uma vez. De volta ao seu apartamento, Laura agradece devolvendo a medalha de Leroy.
Frustrado pela falta de vontade de Leroy em lutar com ele, Sho'nuff e sua gangue tentam enviar uma mensagem destruindo a Pizzaria da Família Green. Quando Leroy chega lá, Richie furiosamente repreende-o por sua falta de ação.
Leroy retira-se para o ginásio e treina vigorosamente até que é interrompido por Laura, que pede para ele se tornar seu guarda-costas.
De volta ao estúdio, Eddie promete fazer de Angela uma estrela assim que tiver sua vingança contra Leroy.
Sem querer ferir ninguém no processo de obtenção de seu estrelato, Angela abandona Eddie e tenta avisar Leroy sobre ele. Consumido pela vingança, Eddie começa a colocar seu plano em prática e contrata Sho'nuff para derrotar Leroy.
Em um encontro, Laura leva Leroy ao estúdio do Seventh Heaven onde ela mostra vídeos do Bruce Lee e alí se beijam. Quando Leroy de repente abandona Laura para continuar sua busca por Sum Dum Goy, Eddie recaptura ela e toma o controle do Seventh Heaven.
Richie, que estava assistindo da passarela, tenta intervir, mas é capturado também.
Posando como um entregador de pizza, Leroy consegue se infiltrar no covil de Mestre Sum Dum Goy dentro de uma fábrica de biscoito da sorte, mas fica chocado ao descobrir que o "Mestre" é apenas um computador. Leroy busca seu antigo mestre por respostas, mas seu mestre sugere que Leroy já tinha o conhecimento das respostas o tempo todo.
Leroy volta ao ginásio e prepara-se para encarar Sho'nuff. No entanto, quando ele retorna ao Seventh Heaven, ele é emboscado por um exército de bandidos violentos contratados por Arkadian, até estudantes de Leroy, liderados por Johnny, vão para o estúdio para equilibrar a briga.
Usando Laura como isca, Eddie atrai Leroy a um edifício em ruínas, onde ele finalmente se depara com Sho'nuff. Na primeira, Sho'nuff supera Leroy usando "A Aura", com as mãos pulsante com uma aura vermelha, e bate nele violentamente antes de tentar afogá-lo.
Através de vários flashbacks, Leroy descobre que ele é o Mestre, conseguindo o "Nível Final" e "A Aura". Todo o seu corpo banhado em uma luz dourada sublime, Leroy usa seu novo poder para derrotar facilmente Sho'nuff.
Depois, Eddie aponta uma arma para Leroy e dispara um único tiro, supostamente matando-o. Mas quando Eddie se aproxima para investigar, ele é surpreendido ao encontrar Leroy ainda vivo com a bala entre os dentes.
Em seguida, ele detém Eddie para a polícia antes de desaparecer rapidamente. No final, Laura retorna para o estúdio para mais uma gravação do show onde Leroy chega, os dois se reúnem e dão outro beijo. Sem vergonha pelo seu irmão, Richie declara que Leroy é seu irmão e "O Mestre".
Produção
Este foi o primeiro papel como ator para Taimak, na época com 20 anos e faixa preta, que aprendeu a atuar no set de filmagem.
A irmã mais nova de Richie e Leroy, Sophie, é retratada pela atriz do Cosby Show , Keshia Cavaleiro Pulliam. Ernie Reyes Jr, artista marcial e ator fez sua estréia no cinema com a idade de doze anos neste filme.
Leo O'Brien, o ator que fez o irmão mais novo de Leroy, Richie, é o irmão mais novo de Guy O'Brien, mais conhecido como "Master Gee" do grupo de hip-hop The Sugarhill Gang, bem como apresentador de televisão London Reyes ou "B-Boy London" do New York City Breakers.
O ator veterano William H. Macy fez uma breve aparição como "JJ", e Chazz Palminteri fez uma breve aparição como "Hood 2". Carl Anthony Payne II, que aparece numa pequena cena como uma criança na pizzaria da família Green, passou a co-estrela no The Cosby Show e Martin.
Produtor Berry Gordy intencionalmente lançou comitiva de Sho'Nuff para um efeito de arco-íris, usando artistas marciais de verdade como Andre D. Brown e Janet Bloem combinados com atores profissionais como Lisa Löving.
Julius J. Carry III, no papel de Sho'nuff, treinado em artes marciais para o filme, e mais tarde apareceu em inúmeras séries de televisão.
Filamgens
O filme começou a produção em locais exclusivos de Nova Iorque em 16 de abril de 1984.
As cenas do Dojo e treino foram filmadas no Instituto Harlem Karate de Grandmaster Ernest Hyman, japonês Goju-Ryu, no Harlem, New York City.
O Teatro Vitória, na rua 42, que foi usado para a cena em que Sho'nuff interrompe a visualização de Enter The Dragon era um cinema adulto. Ron Van Clief coreografou a luta para essa cena em que Julius J. Carry III realizou suas próprias cenas de ação.
Bernstein's-on-Essex, um restaurante chinês kosher usado no filme com a sua decoração intacta.
Village East Pizza restaurante entre as ruas 11 e 12 na Avenida C no sul de Manhattan. (Daddy Green's);
Um armazém chinês na Walker Street, em Manhattan (a fábrica de biscoito da sorte Sum Dum Goy);
Super Amusements em Flushing, Queens Borough of New York (Video Emporium de Eddie);
Uma fábrica abandonada de fios e armazém na East 118 Street e a East Highway Side, em Manhattan, que foi usado para a luta climática entre Leroy e Sho'Nuff.
Espetacular clube de vídeo Seventh Heaven de Peter Larkin foi construído na Camera Mart stages em 54 e 10 Avenue, um conjunto tão impressionante que Diana Ross, visitou um dia, prontamente perguntou se podia comprá-lo para sua próxima turnê.
Barry Gordy estava freqüentemente no set e teve a visita de muitos de seus artistas da Motown. Produtora Suzanne de Passe ajudou com o projeto.
Música
O filme é conhecido por sua trilha sonora de mesmo nome, com uma seleção de talentos e destacando o que de melhor o hip-hop tinha a oferecer naquela época, integrado com referências às artes marciais do Oriente. A música foi supervisionada pelo produtor executivo Barry Gordy, fundador da Motown Records. Destaque neste filme é uma música de DeBarge, "Rhythm of the Night", escrita por Diane Warren. A música alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100 e o primeiro na Billboard R&B.
O tema do filme produzido por Richard Perry foi indicado a "Pior Canção Original" no Golden Raspberry Awards de 1985, assim como a canção de Vanity, "7th Heaven".
Uma canção que não foi apresentada, mas ainda se beneficiou da aclamação da crítica foi "Upset Stomach", escrita e interpretada por Stevie Wonder.
Ele também marcou o retorno de Willie Hutch à Motown com a canção "The Glow".
Charlene (cantou "I've Never Been to Me") também cantou a música "Fire", em uma última tentativa de reviver sua carreira de cantora, mas nunca funcionou. A canção foi composta por Misha Segal. A música tema de amor chamada "First Time on a Ferris Wheel"também foi composta por Misha Segal e executada por Smokey Robinson e Syreeta.
Em 1997, o rapper Busta Rhymes lançou a música "Dangerous". No vídeo da música ele se vestia como Sho'Nuff e fazia uma cena do filme.
Recepção
O filme recebeu uma recepção mista.
Em 2002 um artigo no Jornal de Estudos Asiáticos Americanos aplaudiu o desenvolvimento do caráter forte do herói negro, que no filme inverte o estereótipo do típico asiático em um filme de ação. O herói do filme, ao mesmo tempo aprende à partir de um mestre Zen asiático , aprende a usar a sua força interna e aura para superar obstáculos.
Elenco
Música Tema
para assistir no youtube click here
The Last Dragon
Dwight David
Take life one day at a time
That's what a wise man said to me.
He said, "Life, in all it's complexity
Is the ultimate test for you and me."
When you walk holding your head up high
For the masters watching you from the sky
I know not what trouble lies ahead
Before you fight, use your head.
It's time to leave my nest where you were born
This journey you must make alone.
(Spread your wings and fly)
There's a power deep inside you, an inner strength
You'll find in time of need.
(The Glow)
Like the seasons, love will come and go
If it's right, you'll automatically know.
The world of mystery exists only in your head.
When you become one with yourself
The wall will fall
The journey now before you is the final test
You've learned your lesson well.
(I can teach you no more)
There's a power deep inside you, an inner strength
You'll find in time of need.
(The Glow)
You are the Last Dragon
You posess the power of the Glow
Trailer
para assistir no youtube click here