Quem viveu sua infância nos anos 90 e tinha um Mega Drive, certamente deve ter jogado o famoso Kid Chameleon!
Saiba mais sobre o jogo.
Fontes: Wikipedia em inglês, Wikipedia em português
Kid Chameleon, conhecido no Japão como Chameleon Kid ((カメレオン キッド Kamereon Kiddo), é um jogo de plataforma lançado para o Mega Drive/Genesis.
A premissa do jogo é sobre o personagem principal, Casey, (que eu chamava carinhosamente de piá bundão) que usa máscaras para se transformar em diferentes personagens com diferentes habilidades.
O jogo também é uma parte da coleção Sega Genesis para o PlayStation 2 e PlayStation Portable. Ele foi lançado para o Virtual Console no Japão em 22 de maio de 2007; América do Norte em 28 de maio de 2007; e na Europa em 1 de junho de 2007. Ele também foi lançado junto à uma série de outros jogos da Sega, incluindo Shining Force e Comix Zone, em Sega Smash Pack 2.
O jogo também apareceu em Ultimate Collection Genesis, do Sonic, para Xbox 360 e PlayStation 3.
Recentemente surgiu uma confusão sobre o nome do herói do jogo. Algumas fontes citam o nome do personagem como sendo "Max". Porém, este nome foi dado apenas após a criação de um remake do jogo, que inaugurou o nome "Max". Segundo os próprios autores do remake, este nome é apenas um "apelido", usado para diferenciar o Kid "moderno" do Kid original.
Enredo
Um novo arcade de realidade virtual chamado "WildSide" chegou na cidade e todas as crianças jogaram. Nada parecia fora do normal até que as crianças começaram a desaparecer. O chefe do jogo, Heady Metal, havia se libertado de sua realidade virtual. Ele estava usando sua liberdade para raptar todas as crianças que não podiam vencer o jogo. Um garoto chamado Casey, cujo apelido é "Kid Chameleon" entra no jogo e deve derrotar todos os níveis, cada chefe e o próprio Heady Metal, se ele quiser salvar os outros.
O jogo
O jogador, como Kid Chameleon, progride através de uma série de níveis, que contém uma série de inimigos mortais e obstáculos.
A maioria dos níveis contém uma bandeira, que é o principal objetivo de cada nível, desde que o jogador avance para o próximo.
No entanto, um número de teletransporte ao longo do jogo pode levar o jogador não somente para diferentes lugares no mesmo nível, mas também a diferentes níveis, e por vezes a um caminho totalmente diferente através do jogo.
No final do jogo, Kid luta e derrota o chefe final, Heady Metal.
Kid Chameleon contém 103 níveis, dos quais apenas cerca de metade estão no "caminho principal" (atravessando os níveis só por bandeiras), e conta também com 32 níveis menores, sem nome, simplesmente chamado de "Outro Lugar". Apesar de considerável extensão do jogo, não havia um sistema de senha ou outro método de salvar o jogo (embora relançamentos em coletâneas e Virtual Console incluir suas próprias fontes para salvar o jogo).
Existem vários bônus que podem ser ganhos no final de certos níveis (em que a bandeira é tocada), inclusive batendo um limite de tempo, não ser golpeado e não recolher todos os prêmios.
Como Kid Chameleon se move através de níveis do jogo, ele ganha acesso a máscaras que o transformam em personagens diferentes. Cada personagem tem habilidades especiais diferentes e diferentes quantidades de pontos de vida. Pegando uma máscara que o jogador já está usando irá restaurar sua saúde.
A enorme quantidade de variedade na jogabilidade devido aos vários personagens é parte do que deu à Kid Chameleon um estilo tão viciante; alguns níveis repetiu a mesma estrutura e eles geralmente tinham estratégias e personagens específicos para ser derrotado. Além das habilidades ofensivas de cada forma, o Kid também poderia derrotar os inimigos saltando sobre eles, embora ele possa tomar o dano de alguns inimigos ao fazê-lo.
Cada forma também pode fazer uso dos Poderes do diamante, que exigem diamantes coletados no jogo para usar, acessado pressionando A + Start. Jogadores perde uma vida se Kid Chameleon perde todos os seus pontos de vida em forma humana, quando é esmagado, cai num poço sem fundo ou lava ou toca a parede de broca que aparece em certos níveis, ou se o tempo se esgote. Vidas extras e continues podem ser encontrados no jogo, com vidas adicionais concedidos para cada 50.000 pontos.
Personagens
Inimigos
Os inimigos vistos durante o jogo são duma categoria e expressão estética das mais originais. Em nenhum outro jogo pode ter por exemplo:
Uma planta de óleo que atira jatos de óleo, ele pode ter azul, amarelo e verde.
Um homem-baleia orca que vira espinha de peixe ao ser destruído.
Um robô com esteiras de tanque de guerra e sem braços, que atira balas pela boca raramente.
Um dragão voador que ao ser atingido se torna um dragão terrestre que solta fogo.
Um carneiro com chifres de metal que ao avistar um inimigo, corre atrás dele.
Uma ratazana com espinhos e chifres de metal que pode atirar espinhos.
Um escorpião gigante de metal, ele pode ser azul ou vermelho.
Recepção
Mega colocou o jogo na posição # 35 em seu Top Mega Drive Jogos de Todos os Tempos. A revista MegaTech disse que estava decepcionado com a falta de desafio.
Adaptação para HQ
No início de 1993, Kid Chameleon ganhou sua própria história em quadrinhos na nova publicação da Fleetway , Sonic the Comic.
A primeira edição, 7-12, contou com Casey entrando na Wildside para resgatar sua amiga Suzy, com uma presença sem corpo conhecida como "The Voice", dando-lhe conselhos e encorajamento. A cada edição ele se transformava em uma das diferentes personas: Red Stealth, Eyeclops, Micromax, Berzerker e Iron Knight, antes de seus poderes Camaleão acabarem e ter que derrubar um inimigo poderoso em seu estado normal.
Enquanto ele e Suzy escapam de Wildside, a história termina com Casey descobrindo que o valentão da escola, Brad, também estava preso em Wildside.
Nas edições 54-59, voltou novamente para resgatar Brad, desta vez transformando-se em Skycutter, Juggernaut, Maniaxe e Cyclone. Aqui, ele descobre que a voz tinha uma agenda mais sinistra e foi manter as crianças de todo o mundo prisioneiro na Islecatraz gulag, usando Brad como diretor. Casey, como Cyclone, destruiu Islecatraz e libertou todos de Wildside, mas quando ficou claro, apenas mais uma pessoa poderia escapar, Brad se sacrificou como penitência por seus pecados para que Casey pudesse sair.
O final foi ambíguo, com um confronto a ser ameaçado entre Casey e The Voice, e alimentou especulações de que uma terceira edição seria iminente. Fleetway não produziu mais nada, e a história, como quase todas as edições não-Sonic, continuam por resolver.
Game Intro
para assistir no youtube click here
Nenhum comentário:
Postar um comentário