Meu QI Abaixo de Zero: Anime do Dia: Honey Honey no Suteki na Bouken

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

domingo, 13 de julho de 2014

Anime do Dia: Honey Honey no Suteki na Bouken

Pois é minha gente...
Lembro-me que assistia esse desenho e depois pegava um gatinho de pelúcia, colocava dentro de uma bolsinha que eu tinha, e ficava correndo pela casa, brincando de Favo de Mel...
Não sabe do que estou falando? Então fique sabendo agora.
Fonte: Wikipedia



Honey Honey no Suteki na Bouken (no original, ハニーハニーのすてきな冒険, Hanī Hanī no Suteki na Bōken) foi um shōjo mangá criado por Hideko Mizuno, discípula de Osamu Tezuka, publicado originalmente em 1966 e que deu origem a um anime de 29 episódios em 1981 pela Kokusai Eiga (Movie International Company, Ltd.)
Além do Japão, o anime foi exibido nos EUA, Europa e até no Brasil, onde foi exibido entre 1987 e 1991, nos programas Show Maravilha, Mariane e Sessão Desenho.





Sinopse

A história começa em Viena, 1907. A cidade dá uma festa de luxo, em comemoração ao aniversário da Princesa Flora
A princesa entretém uma variedade de pretendentes de todo o mundo que vieram para lhe propor casamento. O belo ladrão Fênix, disfarçado, está entre os presentes e muito interessado em roubar a pedra preciosa de Flora, o "Sorriso do Amazonas", uma jóia em forma de anel, dada a ela por um milionário brasileiro. Ele arma uma cilada ao ferir o orgulho da princesa, alegando que sua beleza é reflexo do brilho do seu anel. Ultrajada, a princesa esconde sua jóia num peixe e o atira pela janela, chocando a todos os presentes. Fênix revela seu disfarce e sai atrás do anel. A princesa Flora, então, promete casamento àquele que lhe restituir a jóia.
Enquanto isso, a jovem órfã Favo de Mel, trabalhava como garçonete no banquete da princesa. Sem que ela saiba, sua gatinha, Lily, acaba comendo o peixe jogado pela princesa (e consequentemente, a joia), o que a torna alvo de todos os pretendentes da princesa e do ladrão Fênix.



O ladrão alcança Favo de Mel e Lily, e as ajuda a se esconderem de seus perseguidores. Favo de Mel começa a contar ao ladrão de jóias a história de como ela ficou órfã e foi criada em um convento e de como ela fez amizade com Lily, que, como ela, foi abandonada. Fênix, em seguida, tenta convencer Favo de Mel a vender Lily para ele, mas a menina, que ainda não sabe que a gatinha engoliu o anel da princesa, furiosamente recusa e foge.
Favo de Mel e Lily se escondem num cesto de balão de ar quente, que começa a levantar voo, tendo Fênix e os pretendentes de Flora em sua perseguição.
Assim começa a aventura de Favo de Mel e Lily, sendo perseguidas pela princesa Flora, os quatro pretendentes da princesa: Jerônimo, um índio americano; o Rei da Bélgica ou Rei PicaretaFritz Gestapo, um militar alemão e Paulo Petro, um milionário do petróleo e o atraente e galante ladrão de jóias Fênix e seu gatinho Raul, que apesar de alegar perseguir a garota para obter o anel, volta e meia ajuda a órfãzinha e acaba se apaixonando por ela, o que ao longo da série torna-se recíproco. 
E nessa correria, ela passa por várias cidades ao redor do mundo, incluindo Paris, Nova York, Oslo, Londres, Monte Carlo, Tóquio, e Gibraltar.



Finalmente o anel é retirado do corpo de Lily, mas a história não acaba por aí.
A série termina com a descoberta de que Favo de Mel é na verdade a irmã mais nova de Flora, uma princesa de um país muito pequeno da Prússia, cujo nome na verdade é Priscilla.
Favo de Mel passou pelas mãos de um povo nômade, que tinham o hábito de fazer moças caminharem sobre carvão em brasa. para ver se a tatuagem de uma rosa apareceria nos pés. Favo de Mel acabou por ter a tatuagem que eles estavam procurando por tanto tempo.
Favo de Mel é capturada pelo malvado Slag, o homem que causou destruição ao seu reino, e é levada ao seu castelo no interior das terras da Sibéria.
A garota consegue escapar, com a ajuda de Fênix, após ele, de alguma forma, ter ajudado um alienígena com um disco voador (como no evento de Tunguska em 1908). 
Algum tempo depois, Favo de Mel está reunida com seu pai, que trabalha como jardineiro para alguns aristocratas russos, em Moscou.
Favo de Mel, seu pai, e Fênix escapam, mas são vendidos como escravos, em Constantinopla.
A garota é comprada por um sultão indiano que está obcecado com truques de mágicas. Ela passa a mão no tapete voador do sultão, usando-o e voando para o Japão, Los Angeles e chegando em Nova York.



A princesa Flora e seus pretendentes já estavam em Nova York, quando Favo de Mel, seu pai e Fênix lá chegam.
No episódio final, na exibição pública de King Kong, este se liberta e captura a princesa Flora, e Favo de Mel a ajuda com toda sua ternura e simpatia.
Favo de Mel finalmente descobre porque todos queriam a Lily, e faz as pazes com Flora, após saber que ela e a princesa são irmãs.
Depois de tudo ajeitado, Favo de Mel se casa com Fênix (na verdade, o filho do líder da tribo nômade). O anel é devolvido à princesa, mas esta volta a jogá-lo fora, sendo acidentalmente engolido por um cachorro, reiniciando a perseguição do anel pelos pretendentes. 



A série animada
O anime de Honey Honey, produzido pela Kokusai Eiga (Filme International Company) e animada pela divisão coreana da Toei Animation, durou 29 episódios de meia hora cada, e foi transmitido em todo o Japão na rede de TV Fuji aos sábados, às 18:00 horas, de Outubro de 1981 à Maio de 1982.
Minori Matsushima (Sayaka Yumi em Mazinger Z e Candice em Candy Candy), dublou Favo de Mel; Fuyumi Shiraishi (Mirai Yashima em Mobile Suit Gundam) dublou princesa Flora, e Makio Inoue dublou o Fênix. 
Masaki Tsuji, anteriormente um escritor para o não relacionado Cutie Honey e inúmeras outras obras (anime e outros), foi escritor principal da série.
O anime foi ao ar sábado à noite,  no mesmo horário dos populares shows de Super Sentai, resultando numa baixa audiência.
A série foi cancelada cedo, e muitas histórias do mangá, incluindo uma em que Favo de Mel visita Hollywood, não apareceu no anime.
No entanto, a série de TV, mais tarde, conseguiu um razoável sucesso na Europa e América Latina (embora muitos dos nomes dos personagens foram alterados em outros países, como Honey Honey é Pólen em francês, Fiorellino em italiano, Favo de Mel em Português, e Silvia em espanhol).
A primeira dublagem em inglês foi realizada pela Modern Programs International, em seguida, pela Sound International Corporation. A série foi ao ar, sem cortes, nos Estados Unidos, no canal CBN (mais tarde conhecido como The Family Channel) em 1984, e foi também parcialmente lançado em home vídeo pela Sony. 
A Enoki Films EUA atualmente detém a licença-americana para a série animada.





Ficha Técnica


História Original: Hideko Mizuno
Produção Executiva: Juzo Tsubota
Diretores Chefe: Takeshi Shirato, Yoshikata Nitta
Diretores de Episódio: 
Takeshi Shirato, Minoru Hamada, Shoichi Yasumura, Hiromi Yamamoto, Yoshikata Nitta, Kozo Takagaki, Hiromichi Matano, Kazuya Miyazaki, Eikichi Kojika
Script: Masaki Tsuji, Shun'ichi Yukimuro, Toyohiro Ando, Naoko Miyake
Character Designs: Kozo Masanobe
Diretores de Animação:
Takeshi Shirato, Akira Daikuhara, Akira Shinoda, Joji Kikuchi, Eiji Uemura, Hiroshi Iino, Nobumichi Kawamura
Diretor de Arte: Yoshiyuki Yamamoto
Música: Akihiro Komori
Tema de Abertura: Hāto wa Ōsuwagi
Tema de Encerramento: Niji ni Shōjo, performance de Youko Seri
Produção: Kokusai Eiga (Movie International Co., Ltd.) / Toei Animation / Fuji TV




Versão Brasileira


A versão brasileira ficou a cargo da cooperativa Maga, com vozes já conhecidas na época:






Personagens




Tema de Abertura

Haato wa Oosuwagi
(O coração se agita)

Itazura na no wa umaretsuki 
(Travessa por natureza)
Otenba musume de gomennasai 
(Desculpa por ser uma garota espevitada)
Dai suki na akai kutsu haite 
(Adoro calçar sapatos vermelhos)
Ru ru run ru ru run kibun 
(Lá lá lá lá lá lá que alegria!)
Nakayoshi koneko no Ririi ga ireba 
(Se estou com minha amiga gatinha Lili)
Nani ga atte mo heiki na no 
(Não importa o que aconteça, fico tranquila)
Ashita wa nani ga okoru ka na? 
(O que acontecerá amanhã?)
Haroo! Hanii Hanii harikiri Hanii 
(Olá! Honey, Honey, contagiante Honey)
Haroo! Ririi Ririi mini mini Ririi 
(Olá! Lili, Lili, pequena Lili)
Hanii to Ririi no bouken ryokou 
(A viagem de aventura de Honey e Lili)
Mou haato wa haato wa oosuwagi 
(O coração, o coração já se agita)

Abertura e Encerramento
para ver no youtube click here



Tema de Encerramento

     Niji no Shoujo
(Garota do Arco-íris)

Watashi ga yuuhi o mite iru aida ni 
(No momento que vejo o pôr-do-sol)
Dokoka no kuni dewa asahi ga noboru 
(Em algum país o Sol nascerá)
Ah, konna mishiranu sekai e itte mitai 
(Ah, e assim, quero ver o mundo desconhecido)
Hanii Hanii, anata no egao wa totemo suteki ne 
(Honey, Honey  o seu sorriso é tão radiante)
Sono hitomi kagayaite shiawase ga hira hira to 
(Seus olhos brilhantes tremulam de felicidade)
Anata o tsutsumu no ne 
(Quando a envolvo)
Yakusoku shimashou 
(Vamos prometer)
Watashi mo yume o kanaete miserutte 
(Eu também vou realizar este sonho)

21 comentários:

  1. Muita saudade desse anime. Pasava no Programa da Simoni bem cedo no SBT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo aqui poderia pedir ao SBT pra trazer esse anime de volta ja que nao se acha em lugar nenhum na internet, fazer um baixo assinado, Silvio Santos ainda deve ter esse anime la guardado ou ainda ter acesso a importacao e negociacao com a produtora ou distribuidora.

      Excluir
  2. Me recordo de assistir esse desenho quando era criança. Algumas partes e personagens eu me recordo pouco. Mas o encerramento dela correndo é a parte que mais tinha fresca em minha memória. Um clássico. Tempos muito bons...

    ResponderExcluir
  3. existe esse animê em algum lugar para baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca achei em lugar nenhum, somente um ou outro episódio no Youtube... O que é uma pena.

      Excluir
    2. Existem todos os episódios de Honey Honey em italiano:

      http://www.youtube.com/playlist?list=PL6ama0ebTRkay7qCOch_255_HSUTH-DFX

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. https://www.youtube.com/playlist?list=PLCsUDcHGv-dTTupAZ87CAbjprr-W5b9RP

      Legendado em português.

      Excluir
  4. Respostas
    1. https://www.youtube.com/playlist?list=PLCsUDcHGv-dTTupAZ87CAbjprr-W5b9RP

      Legendado em português.

      Excluir
    2. Cara, muito obrigado. Vc não tem noção da alegria que vc me deu

      Excluir
  5. Gostava muito de assistir. Ótimos tempos.

    ResponderExcluir
  6. Uau! Viajei no tempo agora, lembro que mesmo odiando acordar cedo, eu acordava por causa desse desenho! Queria achar ao menos o mangá para rever essa estorinha tão querida.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero saber como são os nomes dos pais de Honey Honey: a mãe q morreu assassinada pelo malvado Slag e o pai ainda vivo q trabalhava como jardineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei por alto e não achei. Quero ver se consigo procurar mais fundo pra ver se encontro. 😁

      Excluir
  8. Tem no Youtube legendado em português. Honey Honey no Suteki na Bouken.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/playlist?list=PLCsUDcHGv-dTTupAZ87CAbjprr-W5b9RP

      Excluir
    2. playlist não existe mais, teria ripado os epis?

      Excluir
  9. Assistia quando tinha 6 anos. Queria muito rever!

    ResponderExcluir