Meu QI Abaixo de Zero: setembro 2024

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

sábado, 21 de setembro de 2024

Desenho Animado Do Dia: Mighty Max

Pois é minha gente...

A década de 1990 era recheada de desenhos na TV aberta, e entre tantos, havia esse, de um menino loiro e seu boné que abria portais através do tempo e espaço. 

Não sabe de quem estou falando? Então chega mais e conheça o Mighty Max!!


Mighty Max é um desenho animado de ação/terror criado por Mark Zaslove e Rob Hudnut baseados nos brinquedos britânicos Mighty Max, um desdobramento da linha Polly Pocket criada pela Bluebird Toys em 1992. 

A série estreou em 1º de setembro de 1993 e terminando em 2 de dezembro de 1994 com um total de 40 episódios ao longo de 2 temporadas, fazendo parte do bloco infantil intitulado Amazin' Adventures. Foi ao ar originalmente em formato de syndication,(quando o conteúdo não tem a obrigação de ir ao ar por apenas uma rede de transmissão.



Enredo

Max é um jovem aventureiro que recebe uma entrega estranha, uma pequena estátua de uma ave com umas escritas em hieróglifos do qual a tradução afirma: "Você foi escolhido para ser o portador do boné. Vá até o mini-mercado e espere por um sinal, Mighty Max". 

Assustado com a mensagem, Max derruba a estátua, que acaba quebrando e reveleando em seu inteiror um boné de beisebol vermelho estampado com um "M" amarelo. O boné é capaz de abrir "portais" onde Max pode se teletransportar através do tempo e espaço. 

Ao chegar ao mini-mercado, Max é perseguido por um monstro de lava enviado pelo antagonista Skullmaster


Enquanto foge, o boné o teletransporta para o deserto da Mongólia, onde ele faz amizade com Virgil, um lemuriano cuja aparência é a de uma "ave" antropomórfica, que explica que a recepção do boné por Max foi profetizada por volta de 3000 a.C. E também com Norman, seu guarda-costas viking, é supostamente imortal e identificado como Sir Lancelot, Thor, Samson e Hércules.

Depois disso, Max, Virgil e Norman,  viajam juntos pelo mundo, defendendo a Terra contra os asseclas de Skullmasterque é responsável pela queda dos Lemurianos

 A maioria dos episódios que conduzem a trama envolvem Skullmaster ou um de seus seguidores monstruosos, mas em muitos episódios, Max combate volões independentes.


Apesar de episódios alegres e cômicos, muita gente achou a violência do programa um tanto excessiva.

Muitos episódios começaram com um monstro principal da história matando uma vítima, enquanto o final da série apresentou Max, Norman e Virgil enfrentando Skullmaster e seus inimigos derrotados anteriormente. 

Norman e Virgil são mortos, deixando Max para derrotar Skullmaster. Incapaz de fazer isso, o menino usa o boné para viajar no tempo para os eventos do primeiro episódio, criando um paradoxo temporal. 

A princípio, ele experimenta um déjà vu, mas depois de ler a carta modificada de Virgil, ele se lembra de tudo e decide usar o conhecimento que ganhou na linha do tempo inicial para consertar tudo e derrotar Skullmaster de uma vez por todas.



Moral Da História

No final de cada episódio era mostrado Max sentado num canto de uma sala e passando uma lição de moral sobre o episódio do dia.

Geralmente, as mensagens eram de importância científica, histórica ou cultural.



Personagens

Max

Um adolescente indisciplinado e inteligente que teve sua vida virada do avesso ao sero escolhido para portar o boné vermelho que o transformaria em Mighty Max


Virgil

Uma ave humanóide, é o último lemuriano vivo e mentor de Max

Ele tem mais de dez mil anos de idade e conhece tanto o passado quanto o futuro, sempre fica frustrado com os modos desleixados de Max e frequentemente lembrado de ter sido mentor de Skullmaster, que consequentemente destruiu seu povo mais tarde. 

Virgil frequentemente enviava mensagens incomuns para Max sobre onde ir para ser levado através de um portal para encontrá-lo.

Norman 

O guarda-costas de Max que, após não conseguir impedir a derrota de seu pai, jurou se tornar o maior guerreiro que já existiu. 

Após uma vida inteira de batalhas, Norman foi nomeado por Virgil para seu papel atual. Ele ganhou sua imortalidade ao derrotar o Conquistador, um campeão invicto, e jurou defender Mighty Max com sua vida se necessário.

Como guarda-costas do garoto, Norman geralmente é sério, mas, ao contrário de Virgil, parece gostar do modo relax do menino. 


Mãe Do Max

Uma arqueóloga que trabalha para o museu local. Ela viaja por todo o mundo e geralmente deixa Max por conta própria. 

Mais de uma vez Max teve que resgatá-la, mas apesar das dúvidas, ela e Virgil frequentemente têm discussões históricas e ela é uma das poucas pessoas que consegue falar mais do que Virgil.


Bea 

Amiga de Max, é uma jovem inteligente que ajudou e às vezes resgatou o menino. 

Equilibrada e fria sob pressão, ela frequentemente equilibra a falta de noção de Max com uma abordagem mais intelectual.


Felix 

Amigo de Max que leva seu heroísmo na esportiva. Felix ajudou o amigo em inúmeras ocasiões, mas geralmente é deixado para trás quando a aventura começa.



Thor 

O iguana verde de estimação de Max e seu fiel companheiro. Durante o primeiro encontro de Max com o antagonista Dr. Zygote, Thor é transformado em um dinossauro e acabou resgatando o menino do "Mutossauro" semelhante ao Tiranossauro Rex de Zygote. Mais tarde, Max consegue trazer Thor de volta ao seu eu original.



Skullmaster

O principal vilão da série e o nêmesis do Max. Skullmaster é um antigo guerreiro/feiticeiro cuja sede de poder o levou a destruir os Lemurianos. Depois, foi aprisionado no Submundo após a batalha final com o predecessor de Max, Maximus, onde assumiu o comando dos habitantes de lá. 

Durante a segunda temporada, Skullmaster é libertado para vagar pela própria Terra e busca controlar o universo.



Warmonger

Um demônio e mensageiro de Skullmaster. Cruel e sádico, já o tentou matar, mas não soube o que fazer com seu novo poder e posição. 



Monstros de Pedra  

Uma raça de monstros de pedra que servem ao Skullmaster.



Dragão de Duas Cabeças 

Um dragão de duas cabeças que serve ao Skullmaster.



Lava Lord 

Antigo governante do Underworld, destronado e selado em rocha sólida por Skullmaster. No início da 2ª temporada, Lava Lord foi libertado e recuperou a lealdade das Lava Beasts

Ele planejou destruir Skullmaster com um robô gigante chamado Magus. Embora Lava Lord não tenha amor por humanos, seu ódio por Skullmaster o fez se alinhar com Max em mais de uma ocasião.


Magus 

Um robô gigante movido a lava que trabalhava para o Lava Lord e o tratava como seu próprio filho.


Lava Beasts  

Uma raça de criaturas de rocha derretida que serviu ao Lava Lord até sua derrota por Skullmaster

Os Lava Beasts foram posteriormente restaurados ao Lava Lord.


Cyberskull

Marlin Curt é um programador que se fundiu com um vírus de computador e descobriu que pode alterar a realidade e se tornar eletricidade. Ele planejou vingança contra o fundador da MegaCorp por roubar suas ideias. Cyberskull mais tarde retornou para criar um corpo físico para si mesmo.


Eggbert Zygote 

Um cientista louco com planos para manipular a evolução. Em sua primeira aparição, ele desenvolveu uma máquina que devolveu a vida reptiliana para suas formas de dinossauro. 

Max, sem querer, o evolui para uma forma com um cérebro grande. Zygote escapa para o mar após a luta e dominou as habilidades psíquicas que vieram com sua nova forma. 

Ele captura um garoto telepático que ele acredita ser a chave para a evolução humana. Ele é "derrotado" quando evolui para um ser de consciência pura, perdendo o interesse em "conceitos primitivos como o bem e o mal".



Arachnoid

Dr. Stanley Kirby é um cientista que foi transformado na meia-aranha Arachnoid.



Talon 

Uma entidade gigante parecida com uma caveira que se alimenta das almas dos vivos. Ele precisa do boné de Max para escapar do plano astral para nossa dimensão. No episódio "Armageddon Outta Here", Skullmaster usa Talon para levar uma mensagem a Max para aparecer em Stonehenge ou então ele matará Virgil.



Fuath

Um gigantesco golem de pedra mecânico que foi criado por uma seita de druidas para planejar vingança contra a humanidade. 

Max, Virgil e Norman foram capazes de derrotar Fuath retirando o cristal que o alimentava. No episódio "Armageddon Outta Here", Skullmaster convoca Fuath para lutar contra Lava Lord e Magus.


Produtos

O merchandising era muito mais popular do que o próprio desenho. Os brinquedos Mighty Max eram vendidos como estatuetas muito pequenas, geralmente sem nenhuma articulação dentro. 

Cada conjunto de brinquedos vinha com o Mighty Max, bem como um ou mais vilões e, às vezes, Virgil, Norman ou ambos. Havia uma pequena série de conjuntos de bonecos maiores e mais caros com vários recursos mecânicos e eletrônicos, como mandíbulas que se abriam e luzes. Quase todos os episódios da série de TV eram baseados, ainda que vagamente, em um dos conjuntos de brinquedos Mighty Max.

Em 1994, com a popularidade dos brinqueos na época, o McLanche Feliz do McDonald's ofereceu os brinquedo apresentando Mighty Max.


Também em 1994, um videogame, The Adventures of Mighty Max, foi lançado para o SNES e Sega Genesis/Mega Drive. Além de um jogo portátil lançado pela Tiger Electronics e Systema.



O desenho gerou outros produtos, como uma história em quadrinhos com 10 edições, um álbum de figurinhas, além de um quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Em alguns países, réplicas do boné de Max foram vendidas, embora nem todas sejam produtos oficialmente licenciados.


Dubladores Originais




Abertura

para assistir no Youtube click here



domingo, 1 de setembro de 2024

Data Do Dia: Estreia De Cavaleiros Do Zodíaco no Brasil

 Pois é minha gente...

Estava eu de boa em casa, na época minha preocupação era só estudar, manter o boletim azul e passar de ano.

Até que começa a passar um desenho muito diferente de tudo que eu havia assistido até aquele momento.

Comecei a assistir e pirei o cabeção! Foi aí que descobri que aquele desenho era de origem japonesa e chamado por todos de anime.


Foi em 1º de Setembro de 1994 que ia ao ar pela Rede Manchete o anime Os Cavaleiros Do Zodíaco, originalmente chamado Saint Seiya.
O sucesso que o anime fez aqui no Brasil foi tão grande, que a emissora exibia três vezes ao dia. O merchan dos produtos era forte na TV e o Dia Das Crianças daquele ano foi absurdo!
As lojas lotadas de pais desesperados atrás dos bonecos de Seiya e seus amigos, e não era barato não!
Os bonecos custavam quase um salário mínimo!!
Bom, e essa loucura toda se deu há 30 anos atrás, e pra comemorar a data, deixo aqui o primeiro desenho que fiz do anime, e também duas versões que gerei com IA.

arte original