Meu QI Abaixo de Zero: Anime do Dia: Don Drácula

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Anime do Dia: Don Drácula

Pois é minha gente...
Lembro de assistir este anime na extinta Rede CNT (pelo menos extinta aqui em Curitiba).
Passava à tarde, se não me engano no Programa da Mariane, junto a outros desenhos.
Apesar de bem curto, era muito divertido.
Saiba mais sobre o atrapalhado Don Drácula!
Fonte: Wikipedia (a tradução não corresponde 100% do texto original) e Wikipedia ( Brasil).
Site do Osamu Tezuka: http://tezukaosamu.net/en/index.html



Don Drácula  (ドン・ドラキュラ Don Dorakyura)  é um mangá criado por Osamu Tezuka, em 1979, que surgiu nas páginas da Weekly Shōnen Champion substituindo Black Jack
Don Drácula foi planejado para ser um anime de 26 episódios, mas apenas oito episódios foram completados, e somente quatro deles foram levados ao ar no Japão porque a agência de publicidade encarregada do anime entrou em falência.
O anime foi exibido no Brasil em 1984 no Clube da Criança da Rede Manchete e em 1994 pelo canal de televisão Rede CNT.




História
Após viver por anos na Transilvânia, "Earl Dracula" (como ele é chamado em inglês no site oficial de Tezuka) muda-se para o Japão. (O resumo em inglês na primeira página do volume 1 do "Complete Works Edition" diz que uma empresa mercantil comprou o castelo de Drácula e mudou-se para Tóquio sem saber que ele era habitado). Em Nerima Ward de Tóquio, ele e sua filha, Chocola, e seu servo fiel Igor, continuam a viver no castelo.
Enquanto Chocola estuda à noite na Matsutani Junior High School, Earl Dracula anseia por beber sangue de jovens belas e virgens; uma refeição apropriada para um vampiro de sua estatura. Contudo, toda noite que Earl Dracula sai para "caçar",ele se envolve em encrenca, causando problemas com os moradores locais.
Como ninguém no Japão acredita em vampiros, sua presença causa problemas entre as pessoas da cidade.
A comédia pastelão do vampiro orgulhoso que tenta se adaptar à vida no Japão é agravada pelo Professor Hellsing, inimigo do Conde Drácula pelos últimos dez anos. Ele foi até o Japão para exterminar Earl Dracula, mas sofre de hemorróidas.  Além disso, Earl Drácula também é perseguido por Blonda, a primeira mulher que foi mordida pelo Drácula quando chegou ao Japão.
Devido ao fato de que Blonda tem um rosto que só uma mãe poderia amar, Earl Dracula quer chegar o mais longe possível dela.
Publicada na mesma revista com Black Jack ao mesmo tempo, Tezuka comentou que a criação das palhaçadas pastelão do pobre vampiro era muito agradável.
 Don Drácula apareceu em 2004 no jogo do Asto Boy: Omega Factor, para Game Boy Advance, onde ele era um escudeiro de Sharaku.


Personagens
Hakushaku ("Earl" ou "Conde"em japonês) Dracula
O lendário vampiro que se vê obrigado num momento difícil, sair da Transilvânia e viver no Japão. Passa a maior parte do tempo dormindo no seu caixão, no porão do castelo, e à noite sai pelas ruas de Shinjuku e Shibuya. Ele fica enfraquecido por água (em quase qualquer forma) e por qualquer coisa em forma de cruz. Ele pode ser destruído por uma estaca no peito. 
A luz do Sol pode transformá-lo em pó, mas Igor ou Chocola normalmente irá aspirá-lo e, em seguida, reconstruí-lo usando um macarrão instantâneo com uma mágica que inclui um copo de sangue, mais o conteúdo do aspirador de pó.

Chocola (Sangria em português)
Filha do Drácula que estuda à noite na Matsutani Junior High School, em Tóquio. Por ela ser meio-vampira e metade lobisomem, Chocola pode sobreviver em água muito bem, mas ela ainda vai virar pó quando exposta ao Sol. Ela se alimenta de comida normalmente, mas prefere sangue humano. Ao contrário de seu pai, ela está disposta a morder tanto homens como mulheres, mas ela aceitou que os colegas estão fora dos limites. Ela é um membro do clube de ficção científica da escola.

Nobuhiko Obayashi
Colega de classe de Chocola e membro do clube de ficção científica. Ele acredita em alienígenas e UFO, mas não em criaturas como vampiros ou lobisomens. No volume 2, ele é forçado a mudar de escola por causa do trabalho de seu pai, mas ele ocasionalmente visita Matsutani.


Professor Hellsing
Inimigo de Dracula há 10 anos que está determinado a eliminar todos os vampiros da face da Terra. Infelizmente, ele sofre de um caso sério de hemorróidas. Ele seguiu Drácula até Tókio, onde ele consegue um trabalho como professor na Matsutani Junior High School. Contudo, depois que ele tenta fazer algum dinheiro extra vendendo o "lápis de cola" do Drácula (lápis oco com uma lente em uma extremidade e as respostas do teste em uma folha enrolada presa no interior), ele é despedido. Ele nunca conseguiu pegar o vampiro durante a série.

Camilla
Um lobisomem fêmea com quem Drácula foi casado. Eles se divorciaram após o nascimento de Chocola, porque Camilla queria que a filha fosse uma assassina. Ela só aparece em um capítulo.

Igor
Servo de Drácula e Chocola, muito bondoso, apesar de sua aparência feroz. Passa a maior parte do seu tempo, dirigindo a carruagem puxada por cavalos da família, ou aspirando cinzas de alguém. Sua fraqueza primária é ficar exposto à mulheres nuas.

Blonda Gray
Uma mulher feia, a primeira pessoa que Drácula suga sangue ao chegar no Japão. Sofre de pressão extremamente alta. Foi casada com Dorian Gray, quando ambos viviam em Praga. Como estudante, Dorian fez um pacto com o diabo para se tornar um sucesso, que o levou a se casar com (na época) a linda Blonda. Mas, ele tornou-se violento e depois de três anos foi sugado para um porta-retrato. Blonda o deixou após isso, e mudou-se para o Japão onde ela se tornou uma hostess em um bar e começaram os exageros em ramen (macarrão instantâneo).

Inspetor Policial Murai
Um detetive de arma em punho inepto que parece um cruzamento entre Inspetor Zenigata, de Lupin e Kitaro Nezumi Otoko de Gegege no Ge . Tende a disparar sua pistola aleatoriamente no ar quando excitado.

Yasu (Komori Yasube) 
O morcego narrador da história. Gosta muito de Drácula e Sangria e quando pode os ajuda.


Don Drácula em outras mídias
Um anime de Don Drácula foi encomendado em 1982 por Tezuka Productions, dirigido por Masamune Ochiai, com as vozes de Kenji Utsumi como Earl Dracula e Saeko Shimazu (mais conhecida como Shinobu Miyake de Urusei Yatsura) como Chocola. A série estreou em Abril de 1982, mas só oito episódios foram produzidos, e apenas quatro dos oito foram ao ar devido a falencia da patrocinadora do anime.
Os quatro episódios "perdidos" foram visto mais tarde, quando o anime foi dublado para ir ao ar em outros territórios, mas permaneceu indisponível no Japão até que a série foi lançada em DVD. 
Don Drácula apareceu como um servo de Sharaku em Marine Express, sua filha Chocola também apareceu no papel de Milly, a filha cyborg de Duke Red.
Don Drácula apareceu como um diretor de hospital no episódio "Like B.J", no mangá de Black Jack.
Don Drácula aparece no jogo Astro Boy: Omega Factor no mesmo papel que tinha em Marine Express.
Uma versão mais humana de Don Drácula é usado como diretor no anime de Black Jack, episódio 47: Exame de Acesso Diário de Pinoko.


Dublagem Brasileira
A dublagem brasileira foi feita no Rio de Janeiro pela Telecine. 



Abertura do Anime


Paradaise Dracula

Bijin wo mireba yodare ga zururi.
kokoro wakuwaku ashimoto hazumu.
Senzo daidai nijuujinkaku.
Sunou meiseki IQ wa dora-kyu-ra.
Ningen minna suki na no sa.
Narouze oira to tomodachi ni.

Nerima no yashiki wa 
it's Paradise (it's Paradise).
Kurashi yoi no sa donto Paradise (
donto Paradise). 

Donto donto donto Dorakyura .
Donto donto donto don Paradise .

Nerima no yashiki wa it's Paradise(it's Paradise).
Kurashi yoi no sa donto Paradise 
(donto Paradise). 

Donto donto donto Dorakyura .
Donto donto donto don Paradise.

Paradise!

                 Abertura do Brasil



Por aqui a abertura chegou com essa trilha instrumental do Dennis Coffey chamada Wings of Fire.
Não sabia dessa informaçao, foi uma dica do leitor Gustavo .
Valeu guri!!!!

4 comentários:

  1. Só faltou dizer que sabe Deus porque alguém resolveu trocar o tema original do anime por essa aqui.
    https://youtu.be/3r0a6kjYk5Y

    ResponderExcluir
  2. Cara, não sabia o nome dessa música. Valeu pela dica. Quanto a troca de música, não sei o motivo, mas sempre rolava isso, tem vários desenhos com o tema modificado.

    ResponderExcluir
  3. Tem outros desenhos? Não sabia. Só sei do tema do McGiver, que ficou bem mais interessante com a música do Rush do que com o original.

    ResponderExcluir
  4. Certamente tem muitos outros, não só de animes, mas de séries tbm. Nem sempre a abertura original das produções chegam em outros países. Um exemplo disso é a abertura de Monster Rancher. Já até postei sobre isso. https://meuqiabaixodezero.blogspot.com/2017/01/abertura-do-dia-monster-rancher.html#comment-form

    ResponderExcluir