Meu QI Abaixo de Zero: Série do Dia: O Fantasma Escritor

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Série do Dia: O Fantasma Escritor

Pois é minha gente...
Olhando hoje, esta série de 1992 parece muito tosca, mas na época era sensacional. Um grupo de crianças solucionando mistérios. Não, não estou falando do Scooby-Doo. Conheçam ou relembrem a série O Fantasma Escritor.
fonte: Wikipedia


Produzida pela Children's Television Workshop e pela BBC 
e originalmente exibida na PBS, canal público americano, esta série contava as aventuras de um grupo de adolescentes de Nova York que solucionava mistérios com a ajuda de um fantasma invisível, que se comunicava com as crianças através de letras que encontrava, usando-as para formar palavras e frases.
Aqui no Brasil foi exibida pela Discovery Kids e TV Cultura.
A partir de Janeiro de 2003, o Discovery Kids passou a exibir programas para crianças em idade pré-escolar 24 horas por dia, anulando qualquer chance da série ser reprisada.




A série
A série foi projetada para ensinar habilidades de leitura e escrita para crianças do ensino fundamental e médio. Cada mistério foi apresentado como um caso, cobrindo quatro ou cinco episódios de trinta minutos; as crianças foram encorajadas a seguir cada mistério e usar as pistas de leitura e escrita para tentar resolvê-las exatamente como a equipe Ghostwriter faz no show.
A série foi aclamada pela crítica e homenageada por apresentar um mundo realista e racialmente diversificado em suas histórias de mistério de duas horas. No final de sua terceira temporada, Ghostwriter ficou entre os cinco melhores de todos os shows infantis na televisão americana. O programa foi cancelado após a terceira temporada devido à falta de financiamento. Ghostwriter foi transmitido em 24 países em todo o mundo, e gerou uma série de adaptações de língua estrangeira, incluindo uma versão dublada no Discovery Kids Latin America, comercializada como Fantasma Escritor.


Merchandising
Criada como um projeto integrado, de marca e multimídia, a marca Ghostwriter incluiu revistas e guias de professores, software (Microsoft), VHS, jogos/produtos licenciados e outros materiais de divulgação que atingiram mais de um milhão de crianças por mês. Havia muitos livros Ghostwriter lançados, tanto as novelizações dos episódios de TV quanto as novas histórias. Eles foram lançados pela Bantam Books.



Lançamento em VHS
Durante meados da década de 1990 Ghostwriter foi lançado em VHS por duas empresas diferentes, GPN e Republic Pictures. A GPN é a empresa autorizada pela PBS a lançar todos os seus shows em vídeo.
Eles têm toda a série, exceto nos dois últimos casos. Esses vídeos estão no formato original, com cada caso dividido em quatro ou cinco episódios. Republic Pictures lançou apenas três casos (todos da primeira temporada): "Ghost Story", "Who Burned Mr. Brinker's Store?" E "Into the Comics". Na versão da Republic Pictures, os quatro ou cinco episódios para cada caso foram editados em um filme de longa-metragem. A versão Republic Pictures está atualmente esgotada, mas ainda pode ser encontrada em algumas bibliotecas (somente EUA e Canadá). A versão GPN estava disponível para o público em geral para compra por meio de seu site até 2007. Começando no meio de 2007, a GPN está vendendo apenas para escolas e bibliotecas devido a uma mudança nos termos de licenciamento. No entanto, a versão GPN ainda está disponível em algumas bibliotecas.




Lançamento em DVD
Em Fevereiro de 2010, foi anunciado que a Temporada 1 de Ghostwriter seria lançada em DVD pela Shout! Factory. O conjunto de cinco discos, com 870 minutos de duração, foi lançado em 08 de Junho de 2010. Os suplementos são um jogo de trívia e um livro de casos. A série inteira, exceto os dois últimos arcos da história, também foi lançada pela GPN.




Prêmios e indicações
Writers Guild of America, EUA, 1995
Ganhou, Prêmio WGA (TV) para Script infantil - 
Carin Greenberg Baker, para "Não pare a música".

Young Artist Awards, 1993
Nominados, artistas excepcionais em um programa para crianças: Todd Alexander, Blaze Berdahl, David López, Mayteana Morales, Tram-Anh Tran, Sheldon Turnipseed


Os Novos Mistérios de Ghostwriter
O show interrompeu a produção em Fevereiro de 1995 devido à falta de financiamento. A série original foi reprisada de 1995 à 1999 na PBS. O bloco UPN Kids do canal UPN também executou reprises por um curto período de tempo em 1997. Então, em 1999, foi para a ABC por um curto período de tempo. Mais tarde, naquele ano, mudou-se para a rede a cabo/satélite Noggin e, posteriormente, em The N quando a mesma tornou-se um canal de meio período/um bloco na programação do Noggin
Ghostwriter foi exibido no The N até 2003.
Em 1997, a CBS exibiu uma nova versão do programa, The New Ghostwriter Mysteries, mas foi cancelada após uma temporada devido a classificações baixas. O novo show tinha pouco em comum com o original, mudando sua aparência da primeira versão , introduzindo personagens inteiramente novos e se livrando do formato serial da série original. O show foi filmado em Toronto, Ontário, no Canadá, e contou com uma nova equipe de três crianças: Camella Gorik (Charlotte Sullivan), Emilie Robeson (Erica Luttrell) e Henry "Strick" Strickland (Kristian Ayre). Ghostwriter só tinha duas cores, que eram de prata e ouro.



Reboot
Um chamado de lançamento foi anunciada para uma reinicialização de Ghostwriter em 06 de Março de 2018 por Larissa Mair Casting & Associates Inc.


A Identidade do Fantasma Escritor
O produtor e escritor da série, Kermit Frazier revelou em uma entrevista de 2010 que o Ghostwriter era o fantasma de um escravo fugitivo durante a Guerra Civil Americana. Ele ensinou outros escravos a ler e escrever e foi morto por caçadores e seus cachorros. Sua alma foi mantida no livro que Jamal descobriu no episódio piloto, e quando o garoto abriu o livro, ele foi libertado.



Ghostwriter no rádio
No verão de 2006, a BBC School Radio produziu uma série de rádio de Ghostwriter para alunos do ensino fundamental. Os nomes dos personagens do programa de TV foram mantidos, embora expressos por novas crianças. A música e a música tema também foram mantidas, e um novo jingle musical para crianças reconhecerem as aparências de Ghostwriter foi criado pela Sesame Workshop.



Abertura da série



Personagens


2 comentários:

  1. Simplesmente a melhor série infantil que existe neste mundo, eu tenho muita saudade. Não acho em lugar nenhum pra baixar pois gostaria de assitir novamente hahaha. Se alguém souber eu agradeço.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Eu também Dirrego procuro dublado a anos.

    ResponderExcluir