Meu QI Abaixo de Zero: Filme do Dia: O Poder De Um Jovem

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

sábado, 15 de agosto de 2020

Filme do Dia: O Poder De Um Jovem

 Pois é minha gente...

Lembro de assistir esse filme no colégio, só não sei qual ano foi.


Já o filme é de 1992, um drama baseado no livro homônimo de 1989, escrito por  Bryce Courtenay, ambientado na África do Sul durante a 2ª Guerra Mundial.  O longa é estrelado por Morgan FreemanStephen Dorff e o novato Daniel Craig.

Nele conhecemos o jovem PK, um menino inglês que morava na África do Sul com sua mãe. Ela ficou muito doente e o pequeno guri foi deixado num internato enquanto ela se recuperava. Lá ele viveu o verdadeiro inferno nas mãos do interno Botha, já que ele era o único inglês naquele lugar.

Tempos depois sua mãe morre, e como seu único parente era seu avô que morava no Congo, o pobre guri volta a viver naquele inferno de internato. Para seu alívio, seu avô retorna e PK vai morar com ele. Nisso o guri conhece o velho Doc, um pianista alemão que perdeu sua família, inclusive seu neto, que teria a mesma idade de PK, por conta da Guerra. Assim o velho Doc passa muito tempo com ele, ensinando-lhe muitas coisas.

Mas como na vida do PK  nada é moleza, o seu amigo Doc vai preso por não ter se inscrito como estrangeiro, e lá deve ficar até o fim da Guerra. 
PK vai todos os dias visitar seu amigo, e lá ele conhece o Geel Piet, que vai lhe ensinar tudo sobre boxe.

Cinco anos se passaram, PK segue firme e forte nos treinos, Doc finalmente está livre, e antes de sair da prisão, ele junto à PK e Piet organizam um concerto falando mal dos policiais, na língua nativa deles. 
Infelizmente na hora da apresentação, Piet é surpreendido por um dos policiais que pergunta-lhe sobre o que os presos estão cantando. Pela 1ª vez Piet enfrenta-o e conta-lhe que a canção fala o quão covardes eles são. Por essa humilhação Piet apanha até morrer...

Mais uma perda na vida do pobre PK...

A Guerra acabou, Doc voltou para a Alemanha e mais uma vez PK ficou com os pássaros da solidão...

Agora ele está no ensino médio, com um pé na Universidade de Oxford, com a ajuda do seu professor.

Também luta boxe no campeonato escolar e também se apaixona por uma bela ruiva, Maria Elizabeth Marais, filha de um político anti-inglês.


No ginásio onde treina, PK recebe uma proposta de luta mista, com um nativo, o que é ilegal. Mesmo assim ele vai até lá e vence o adversário, o lutador Gideon Duma.

Após a luta, Gideon e PK saem para treinar numa corrida e o nativo pede ao inglês que ensine seu povo a falar sua língua.

De imediato PK se recusa, deixando Gideon chateado. O rapaz inglês coloca as ideias no lugar no meio da natureza africana e decide falar com seu professor sobre a hipótese de dar aulas para os nativos ali na sua escola.


Apesar de ter conseguido permissão para usar a sala de aula aos sábado e ensinar inglês aos nativos, o coronel da polícia, Bretyn e seu ajudante, o policial Botha, dão um ultimato no diretor da escola que infelizmente se vê obrigado a fechar aos sábados permanentemente.

Apesar dessa triste notícia, o diretor diz à PK  e seu amigo Joshua que eles conseguiram entrar na Universidade de Oxford.

Não contente com isso, o ajudante do coronel, que descobrimos ser aquele moleque lá do começo da vida do PK, quando eles estavam no internato e fez da vida do pequeno inglês um inferno, viu aí sua chance de se vingar dele.

E o que ele faz? Taca fogo no ginásio de treinamento!!

Mas isso não era suficiente para saciar sua vingança. Ele descobriu que os nativos estavam estudando na igreja e invadiu o local junto aos outros policiais. Foi distribuição de socos pra todo lado, e numa dessas, meteu borrachada na testa da pobre Maria...

Infelizmente o golpe certeiro foi fatal para a ruiva...

No enterro da moça, seu pai fica pistola ao ver  PK e parte pra cima dele, quando vê uma multidão de nativos se aproximando.

Não bastasse a triste perda da Maria, agora PK é procurado pela polícia lá no vilarejo de Gideon, tocando o terror no povo!
Depois de muito balaço e fogo nas casas, finalmente Botha tem seu mano a mano com PK.
Após levar uma surra, o ajudantezinho da polícia cai no chão, enquanto isso, PK vai socorrer um nativo que foi espancado pelo  Botha. 
Mas o safado recobra a consciência, pega a arma que estava caída próximo à ele e quando ele acha que vai dar cabo do PK, Gideon aparece e dá uma paulada nele. Fim de papo para o ajudantezinho.


Depois de tudo isso, Pk e Gideon saem juntos numa jornada rumo à Pretória.


E na cena final, PK termina com uns dizeres que ouviu de uma sábia senhora: 

"Minha avó dizia que se escutasse ao vento escutaria as vozes da minha vida.
Escutei  Doc falando de justiça.
Geel Piet  falando de esperança.
Dabula Manzi, falando de coragem.
Escutei Maria.
Estas são as vozes da minha vida.
As vozes da África.
As vozes que levo comigo, ao começar uma jornada com Duma.
Buscando sanar as feridas e alcançar um amanhã melhor."


E o filme fecha com essa mensagem:

Na África do Sul e em outros países continua a luta pela dignidade e os direitos humanos.
As mudanças só serão possíveis quando o poder de muitos se unir para formar o invencível...
O poder de um.

Trailer do filme



Nenhum comentário:

Postar um comentário