Meu QI Abaixo de Zero: Filme do Dia: Only the Strong (Esporte Sangrento)

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Filme do Dia: Only the Strong (Esporte Sangrento)

Pois é minha gente...
Lembro que nos ano 90 vi muitos filmes top, e um deles usava como luta marcial a nossa capoeira, que passou na Rede Record, um filme chamado Esporte Sangrento.
Não lembra desse filme? Então chega mais nos paranauê e fique sabendo!
Fonte: Wikipedia em inglês
            Wikipedia em português 




Only the Strong (Esporte Sangrento no Brasil) é um filme de ação de 1993, dirigido por Sheldon Lettich. É considerado o único filme hollywoodiano a abordar a capoeira, uma arte marcial brasileira, do começo ao fim.

Sinopse 
O ex-boina verde Louis Stevens (Mark Dacascos), após completar o seu serviço militar no Brasil, retorna para sua velha escola em Miami, e descobre que sua velha escola virou território para gangues e traficantes de drogas. Após Stevens usar sua capoeira para expulsar os maus elementos do território escolar, Sr. Kerrigan (Geoffrey Lewis) um dos antigos professores de Stevens, vê o impacto que o rapaz teve sobre os alunos. Kerrigan lhe dá a difícil tarefa de ensinar capoeira para os piores estudantes da escola, dando ao rapaz um galpão abandonado para praticar sua aula. 


Enquanto isso, Stevens ganha a ira do narcotraficante local, Silvério (Paco Christian Prieto), cujo primo mais jovem, Orlando (Richard Coca), é um dos alunos de Stevens. Silvério também é um mestre na capoeira, e chama Stevens para um duelo, partindo pra cima com tudo. O horrorizado Orlando resolve aprender tudo o que pode de Stevens. Os garotos aprendem rapidamente, e eles se tornam muito hábeis na luta. O diretor, impressionado, propõe um programa de capoeira em todo o distrito para o conselho escolar. Depois de uma viagem de campo com sua classe, Stevens mais uma vez cruza  com Silvério, que declara guerra contra ele.


A turma de Silvério aterroriza a escola e ateia fogo na sala de aula de Kerrigan, resultando na morte de um dos estudantes de Stevens. Em conseqüência deste incidente, ele é banido das terras da escola e o programa de capoeira é terminado. Em retaliação ao ataque, Stevens vai até a loja de Silvério e derrota os trabalhadores antes que eles encham um carro de dinheiro. Furioso, Silvério ordena que a gangue traga Stevens para ele vivo. Orlando foge para obter ajuda. Depois de uma batalha desesperada, Stevens é finalmente capturado e trazido para uma fogueira, onde Silvério o espera.


 No entanto, os alunos de capoeira de Stevens barram seu caminho em uma tentativa de resgatar seu professor. Antes da briga prosseguir, o exausto Stevens desafia Silvério a um único combate para reconquistar seus alunos. Apesar de uma batalha extenuante, Stevens derrota Silvério antes que a polícia chegue, fazendo com que a gangue se espalhe em todas as direções. Com essa derrota, a reputação de Silvério como criminoso se foi.O programa de capoeira  revela-se um sucesso, tanto que seus alunos se formam do ensino médio. Para comemorar, eles se juntam a uma equipe brasileira de capoeira para se apresentarem para Stevens na cerimônia de formatura.



Produção
Embora Mark Dacascos seja um talentoso artista marcial, sua formação não é inicialmente na Capoeira. Pouco antes de sua audição, ele recebeu seu treinamento do famoso Capoeirista Mestre Amen Santo, que foi responsável por grande parte da coreografia de luta e tem um pequeno papel no filme.


Soundtrack
A trilha sonora do filme inclui músicas de Capoeira interpretadas por Jibril Serapis Bey, Ilesa Anago Africa e "Amen" Santo, além de músicas hip-hop de Mellow Man Ace, Iki Levy, New Version of Soul e Miami Boyz. As canções mais proeminentes no filme são "Paranauȇ" de Jibril Serapis Bey e "Zoom-Zoom-Zoom" - este último sendo mais conhecido como o tema para os comerciais de TV da Mazda.

Lista de músicas
1.Paranauê"  
2.Miami Boyz 
3.Zoom-Zoom-Zoom
4.Comin' Together
5.Babalu Bad Boy 
6.Swang Da Funk 
7.Donovan's Mix 
8.Olelê, O'Lalá 
9.Enter The Dojo 
10.Only the Strong 
11.Only the Strong 
12.Ogum Drum Music
13."Capoeira Song  



Bilheteria e recepção
O filme ganhou US$ 3,273,588 na bilheteria norte-americana, fazendo apenas mais da metade de seu orçamento de US$ 6 milhões.
Foi universalmente criticado pelos críticos, obtendo uma classificação de aprovação de 0% no Rotten Tomatoes com base em sete avaliações. Roger Ebert deu ao filme uma de quatro estrelas, dizendo: "A mensagem de um filme como Only the Strong, que se baseia nos tons fascistas de seu título, é quase cruel em sua estupidez e ingenuidade. O público de tal filme nunca se lembra se ele mesmo tinha uma mensagem ou não." Joe Brown, do The Washington Post, também escreveu uma crítica mordaz, dizendo que "depende ligeiramente menos implacavelmente da violência por sua própria causa do que a maioria neste gênero, mas o filme é desajeitadamente montado e editado, pesado no slow-mo e sua história simplista parece "The Kids From Fame" armado com facas muito afiadas. "

Elenco




Trailer do Filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário