Meu QI Abaixo de Zero: Filme do Dia: Good Burger

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Filme do Dia: Good Burger

Pois é minha gente...
Para abrir o blog de 2015, escolhi escrever sobre um filme que fez parte da minha adolescência.
Lembro muito bem de ter assistido VÁRIAS vezes na Sessão da Tarde. Sabia até em qual época do ano passaria. Era de costume o filme ser exibido no final do ano, lá por Setembro, Outubro.
O filme é muito simples, meio sem noção, mas eu me divirto muito até hoje.
Saibam mais sobre: Good Burger!
Fonte: Wikipedia (a tradução do texto não está 100% conforme o texto da página)



Good Burger é um filme de comédia de 1997, dirigido por Brian Robbins e estrelado por Kenan Thompson e Kel Mitchell. O filme evoluiu a partir do sketch de comédia "Good Burger" destaque na série da Nickelodeon, All That. O filme foi produzido por Tollin/Robbins Productions e Nickelodeon Movies e lançado em 25 de Julho de 1997 pela Paramount Pictures.




Enredo
No primeiro dia do verão, o estúpido mas charmoso Ed (Kel Mitchell), tem um pesadelo com hambúrgeres falantes. Com isso, ele se atrasa para o trabalho no Good Burger. Na mesma manhã, Dexter (Kenan Thompson), um estudante do ensino médio, rouba o carro da sua mãe após ela viajar à trabalho. Acidentalmente, ele bate no carro do professor, Mr Wheat (Sindad). Não tendo habilitação ou seguro, ele está prestes a ir para a cadeia. Mr. Wheat concorda em deixá-lo que pague um total de $ 1.900 em danos no carro, que depois passa a ser $2.500, ao invés de chamar a polícia. Dexter precisa arrumar um trabalho de verão para pagar as despesas. Ele consegue uma vaga no Mondo Burger, mas depois de bater de frente com o gerente Kurt Bozwell (Jan Schweiterman), ele é demitido e precisa arrumar trabalho em outro lugar, e consegue fazê-lo em Good Burger. Lá, ele conhece e se torna amigo relutantemente de Ed (que o ajuda a encontrar um posto de trabalho) e uma enorme quantidade de empregados coloridos. Mal sabe ele que Ed inadvertidamente causou o acidente de carro; ele estava correndo para fazer uma entrega de patins, e patinou na frente de Dexter, levando-o a desviar e atingir o carro de Mr. Wheat.
Dexter encontra muito sucesso no Good Burger, mas seu sucesso dá uma guinada para o pior. Cruzando a rua, o Mondo Burger, onde ele trabalhou anteriormente, abre para o público. Lá produzem hambúrgeres gigantes, muito mais do que os do Good Burger, e ameaça colocá-los fora dos negócios. Felizmente, com a invenção do "molho secreto"do Ed, eles são salvos. Depois de Dexter perceber que Ed causou seu acidente de carro, ele pega uma parte do pagamento bônus de Ed, obtidos com o molho, para pagar sua dívida com Mr. Wheat.
Good Burger continua a ser popular por causa do molho do Ed, fazendo Kurt querer roubá-lo. Primeiro, ele seduz Ed com um salário por hora superior no Mondo Burger. Dedicado ao Good Burger, ele recusa. Ele compra um iô-iô pra Dexter, um parecido com o qual o pai dele havia lhe dado quando criança. Foi neste momento que ele não só começa a realmente se preocupar com Ed, mas também se sentir culpado por tê-lo enganado com seu pagamento extra. Kurt então envia uma empregada sensual chamada Roxanne (Carmen Electra) que falha ao seduzí-lo para divulgar sua receita do "molho secreto", terminando gravemente ferida e se demitindo do seu trabalho.
Enquanto isso, Dexter convida sua colega Monique (Shar Jackson) para sair e ela concorda com um encontro duplo com Ed e Roxanne. No dia seguinte, no entanto, ela  rompe com ele depois que descobre suas tentativas de enganar Ed para tomar a maior parte de seu dinheiro. Mais tarde, Ed e Dexter encontram um cachorro na rua e tentam alimentá-lo com um Good Burger e um Mondo Burger. Ele come o primeiro, mas se recusa a sequer olhar para este último, aparentemente sentindo que há algo de errado com a carne. Desconfiado, Ed e Dexter se disfarçam de senhoras e entram no Mondo Burger para encontrar o que há de errado com a carne deles. Eles descobrem que Kurt induz quimicamente seus hambúrgeres com um aditivo alimentar ilegal chamado "Triampathol", o que os torna grandes. Kurt não se deixa enganar pelo disfarce de  Ed e Dexter e os sequestram, levando-os para o hospital psiquiátrico Demented Hills (dirigido por seu amigo) para impedir que o público saiba o segredo do Mondo Burger. Após o envio de Ed e Dexter para Demented Hills, Kurt e seus empregados invadem o Good Burger depois de fechado e contaminam o "molho secreto" de Ed com veneno de tubarão. 
Quando o colega de Ed e Dexter, Otis (Abe Vigoda) ao tentar chamar a polícia, é mandado por Kurt para a Demented Hills também. Lá, ele conta ao seus amigos sobre o veneno no molho. Eles bolam um plano para escaparem. Ed começa a dançar e cantar, encorajando os outros pacientes  a se juntar a ele. Depois de todo hospital cair na dança, o trio escapa. Eles roubam um carro de sorvete, mas são perseguidos por uma van do hospital. Inteligentemente, Ed e Dexter jogam sorvetes na van, fazendo-o bater. Chegando ao Good Burger, Ed impede uma senhora de comer um good burger envenenado, bem na hora. Dexter, em seguida, informa a equipe que o molho tinha sido envenenado por Kurt e convence-os a não deixar ninguém consumi-lo. Ed e Dexter então adentram o Mondo Burger para poder expor os hambúrgeres induzidos quimicamente para a polícia. Enquanto Dexter distrai os empregados, Ed tenta levar uma lata de Triampathol, mas acidentalmente derruba tudo no moedor de carne.
Ed então decide jogar todo o conteúdo na carne. No telhado, Kurt pega Ed e Dexter e confisca a lata vazia que Ed está segurando. Então, a construção começa a cair, causado pelo excesso de Triampathol no moedor, fazendo-o explodir. Depois da destruição e a fuga dos patronos, a polícia prende Kurt por uso de substâncias ilícitas. Ed então explica a Dexter  que ele fez isso de propósito para evitar Kurt de manipular o sistema legal e escapar, ironicamente respondendo as perguntas de Dexter, dizendo: "Não sou estúpido". Com a destruição do Mondo Burger, o carro de Mr. Wheat é destruído, de novo (para grande diversão de Dexter quando ele lhe entrega a primeira metade do dinheiro da dívida pelo dano anterior).
Dexter se desculpa com Ed por ter tirado vantagem do seu salário do molho e ambos acabam em termos amigáveis. Eles então voltam ao Good Burger, onde os funcionários os aplaudem, especialmente Ed, como o herói do Good Burger. O filme termina com o Ed dizendo orgulhosamente " Bem-vindo ao Good Burger, a casa do hambúrger. Posso anotar o seu pedido?"




Filmagens
Muitas cenas do filme foram feitas na S Glendora Avenue, em West Covina, California, em 1996. A construção conhecida como "Good Burger" no filme, foi filmada no restaurante conhecido como "Peter's El Loco" na 437 Glendora Avenue, West Covina, CA. 
Já o Mondo Burger   encontrava-se do outro lado da rua, no shopping center Samantha Courtyard, com detalhes extra adicionado à fachada para o filme.




Soundtrack
A trilha sonora contendo Hip-Hop, R&B, e rock foi lançada em 15 de Julho de 1997 pela Capitol Records. Ela atingiu a marca 101 na Billboard 200 e 65 na Top R&B/Hip-Hop Albums.




Lançamento
Curta
O stop-motion Action  League Now! episódio Rock-a-Big Baby foi lançado antes da exibição do filme. Ele foi classificado PG "por conter humor picante".




Bilheteria
Em sua semana de estréia, Good Burger arrecadou US $ 7,1 milhões, terminando em 5º lugar na bilheteria. Ele faturou 23,7 milhões dólares.




Recepção da Crítica
Rotten Tomatoes deu ao filme uma pontuação de 33% com base em comentários de 27 críticos.  O maior elogio foi para a performance de Kenan e Kel.
Lisa Alspector da Chicago Reader deu ao filme uma crítica negativa, e escreveu:
 "A noção recebida que as crianças querem nos seus filmes velozes e furiosos está pouco em evidência nesta comédia de 1997, uma aventura suburbana laboriosamente lenta, em que o verão de um adolescente desliza por entre os dedos quado ele tem que conseguir um emprego- uma experiência que se mostra quase fatal, por causa da concorrência acirrada entre duas lanchonetes".
Andy Seiler da USA Today deu ao filme uma nota de 2/4, dizendo: "Good Burger não é muito bem feito, mas tem energia".
Leonard Klady da Variety gostou do filme e escreveu:
 "A carne da peça é definitivamente aprovado FDA cinematograficamente, e perfeito se você gosta deste tipo de entretenimento com as obras".
Roger Ebert da Chicago Sun-Times escreveu: 
"Ele não fez muito por mim, mas estou preparado para prever que o seu público-alvo vai ter um bom tempo.
Ele deu ao filme 2 de 4 estrelas.


Home Media
A Paramount lançou o filme em VHS em 17 de Fevereiro de 1998 e em DVD em 27 de Maio de 2003. A Warner Home Video ( que lança títulos da Paramount em DVD e Blu-Ray sob licença, já que a Paramount mudou para somente distribuição digital) relançou o filme em DVD dia 24 de Setembro de 2013.

Elenco


Elenco Atualmente




Trailer

                                            


Cena da Dança no Hospício

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário