Pois é minha gente...
Na época que eu jogava video-game, lembro de um jogo de corrida que eu gostava e resolvi fazer um post sobre ele.
Venha acelerar nas pistas de San Francisco Rush!!
San Francisco Rush: Extreme Racing é um jogo de video game desenvolvido e publicado pela Atari Games.
Sua primeira aparição foi nos arcades em 1996 e depois teve uma versão lançada para Nintendo 64, em 1997 e também uma versão para PlayStation, em 1998.
Extreme Racing é o primeiro jogo da série Rush.
Lançamentos
Arcade
San Francisco Rush: Extreme Racing lançado em 1996 originalmente apresentava três pistas localizadas nas ruas de São Francisco, Califórnia, tendo 8 carros jogáveis.
Já em 1997, foi lançado o San Francisco Rush: The Rock, uma atualização da ROM do jogo original, que prolongava a vida útil do gabinete original.
Essa atualização conta com quatro pistas adicionais, incluindo a pista de Alcatraz, e também a adição de quatro carros novos.
Em 1998 é lançada a última parte do jogo, San Francisco Rush: The Rock: Wave Net, que é uma atualização do The Rock com suporte para jogar online.
Versões Para Console
Nintendo 64
Em 1997 o jogo teve sua versão lançada para Nintendo 64, contendo seis pistas onde, duas delas contém percursos secretos de manobras, além de uma pista oculta de San Francisco Rush: Extreme Racing e San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition.
As pistas regulares podem ser percorridas nos modos reverso ou espelhado e tem chaves colecionáveis escondidas adicionadas ao longo da pista que podem ser usadas para desbloquear veículos ocultos.
A maioria dos carros originais apareceram nesta conversão, mas alguns de San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition ficaram de fora.
Esta conversão tem um modo treino e um modo Death Race, onde todos os carros que colidem durante uma corrida permanecem na pista todo ferrado, encerrando assim o jogo se o jogador travar.
A versão de Rush para Nintendo 64 também inclui um Modo Circuito e um sistema de salvamento para Fast Times, progresso de circuito e chaves escondidas onde o jogador pode encontrar em locais secretos para desbloquear novos carros.
Presume-se que San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition foi portado para o Nintendo 64 para lançamento em 1998, mas anúncios incluídos na caixa da versão do Nintendo 64 informava que o jogo seria lançamento futuro para o Outono de 1998, mas posteriormente foram relatados como sendo em erro.
Na verdade, o anúncio era destinado exclusivamente à versão arcade, que inclui todas as faixas que já estavam na versão Nintendo 64.
PlayStation
Em 1998 o jogo também foi portado para PlayStation, contendo três pistas, além de uma exclusiva para esse port.
Nenhuma música original do arcade está presente aqui, e a voz do narrador foi modificada, mas parte de sua narração está inclusa no jogo.
Algumas coisas da versão de 64 foram inclusas aqui no port do Play, inclusive o modo Death Race, mas renomeado como Extreme Race, e o modo circuito com poucas pistas.
Há dois modos exclusivos: o modo GP onde há 10 corridas para ganhar pontos e o Explosive Mode que é uma corrida única em que o carro do jogador pegará fogo e encerrará o jogo se ultrapassar 60km/h.
A versão de Play tem todos os oito carros originais mas nenhum dos carros do San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition.
A jogabilidade também difere da versão arcade, já que a gravidade é maior que na versão original, reduzindo assim o tempo de salto, e modificando a sensibilidade da direção.
Outros Ports
Um protótipo foi descoberto e lançado em Janeiro de 2022.
Já o San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition teve port para Game Cube, Play 2 e Xbox em 2005, através da compilação da Midway Arcade Treasures 3.
Uma versão similar também está inclusa na Midway Arcade Treasures Deluze Edition para PC.
O Arcade Treasures é a recriação do game original, com uma nova engine e mudanças no som. O áudio do game foi totalmente refeito com uma nova voz para o narrador, usando remix ou músicas alteradas, e também com efeitos sonoros totalmente diferentes.
Essa versão recebeu críticas pesadas dos fãs, já que as alterações feitas não agradou nada quem jogou essa versão.
A versão de PC teve um bug nervoso onde o carro acelerava até 200 km/h e então explodia se o acelerador fosse mantido sem frear.
Recepção
San Francisco Rush foi um enorme sucesso nos fliperamas, citado como um título de retorno da Atari Games, mostrando que a empresa ainda tinha força como desenvolvedora de jogos de arcade.
A revista americana Next Generation fez um review da versão arcade do jogo, dando-lhe quatro estrelas de cinco, e afirmou que "o mais legal neste jogo são os atalhos: para esgotos, estradas quebradas, telhados de arranha-céus e outros lugares inusitados."
Camuflados nos cenários urbanos de São Francisco, esses atalhos podem colocar os jogadores muito à frente dos oponentes ou, se eles explodirem e baterem, pode fazê-los voltarem ao final do pelotão.
De qualquer forma, acrescenta uma emoção de descoberta que normalmente não é encontrada em jogos de corrida e faz com que o risco valha a pena.
As críticas à versão de Nintendo 64 variaram de mistas a elogiosas.
Por exemplo, enquanto Kraig Kujawa, da Electronic Gaming Monthly, o chamou de "um jogo de corrida bonito com grandes problemas", a co-revisor Kelly Rickards o descreveu como "divertido de jogar e uma adição sólida à já grande biblioteca de pilotos do Nintendo 64"
A Next Generation concluiu que "San Francisco Rush é quase brilhante. É um jogo divertido e desafiador que o mantém jogando continuamente".
Os críticos aplaudiram amplamente os vários atalhos ocultos do jogo, os saltos emocionantes e irrealisticamente altos e a inclusão de um modo multiplayer com uma taxa de quadros sólida.
A GamePro comentou: "Não importa o seu coração - os saltos que desafiam a morte farão você deixar seu estômago em São Francisco".
Os controles da versão do 64 foram mais controversos. A Next Generation e IGN ambos os elogiaram como rígidos e equilibrados, mas outros críticos tiveram problemas.
GamePro, deu ao jogo 4,5 de 5 para fator diversão e gráficos, mas 3,0 para controle, dizendo: "O botão analógico simplesmente não responde e não há como deslizar o poder."
John Ricciardi e Crispin Boyer, da Electronic Gaming Monthly, acharam os freios tão ineficazes que tiveram que dar marcha à ré para fazer curvas, enquanto Rickards disse que leva tempo para se acostumar com o controle, mas no final das contas funciona.
A trilha sonora do jogo foi amplamente ridicularizada como a pior parte do jogo, embora Next Generation a tenha considerado agradável, e alguns críticos descobriram que algumas das músicas são tão estridentes que eles adicionam um valor humorístico ao jogo.
A maioria dos críticos disseram que a versão do Nintendo 64 emulou satisfatoriamente a versão arcade, e elogiaram o conteúdo exclusivo adicionado ao console.
No entanto, a GameSpot concluiu que, embora o port fosse tão fiel quanto possível, dadas as limitações do hardware do console, ela não poderia recriar totalmente a sensação que proporcionava sentar-se no gabinete do fliperama.
Por outro lado, IGN opinou que "Por causa de todas [suas] novas opções e modos, San Francisco Rush para Nintendo 64 parece um jogo totalmente novo - um jogo muito melhor projetado para o lar."
O revisor observou particularmente como os segredos adicionais e a eliminação da necessidade de inserir moedas incentivam mais fortemente o jogador a explorar.
Revendo a versão para PlayStation, a revista francesa Player One elogiou a melhor direção em curvas fechadas, mas criticou os gráficos.
A revista espanhola PlanetStation elogiou os saltos, a velocidade, a música e os múltiplos modos de jogo, mas criticou os gráficos que são inconsistentes e a distinção mínima entre os carros jogáveis.
Sequências
A série San Francisco Rush foi seguida por três sequências.
O primeiro foi Rush 2: Extreme Racing USA, lançado em 1998 exclusivamente para Nintendo 64.
O terceiro e último deles foi L.A. Rush, lançado em 2005 para Play2 e XBox.
Videos
Intro versão N64
Intro versão Play1
Rush 2 Pista de Nova York
para assistir no youtube click here
San Francisco Rush 2049 (Dream Cast)
para assistir no youtube click here
L.A Rush
para assistir no youtube click here