Meu QI Abaixo de Zero: março 2024

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

domingo, 24 de março de 2024

Game Do Dia: San Francisco Rush

Pois é minha gente...

Na época que eu jogava video-game, lembro de um jogo de corrida que eu gostava e resolvi fazer um post sobre ele.

Venha acelerar nas pistas de San Francisco Rush!!


San Francisco Rush: Extreme Racing é um jogo de video game desenvolvido e publicado pela Atari Games.

Sua primeira aparição foi nos arcades em 1996 e depois teve uma versão lançada para Nintendo 64, em 1997 e também uma versão para PlayStation, em 1998.

Extreme Racing é o primeiro jogo da série Rush.


Lançamentos


Arcade

San Francisco Rush: Extreme Racing lançado em 1996 originalmente apresentava três pistas localizadas nas ruas de São Francisco, Califórnia, tendo 8 carros jogáveis.

Já em 1997, foi lançado o San Francisco Rush: The Rock, uma atualização da ROM do jogo original, que prolongava a vida útil do gabinete original.

Essa atualização conta com quatro pistas adicionais, incluindo a pista de Alcatraz, e também a adição de quatro carros novos.

Em 1998 é lançada a última parte do jogo, San Francisco Rush: The Rock: Wave Net, que é uma atualização do The Rock com suporte para jogar online.


Versões Para Console


Nintendo 64

Em 1997 o jogo teve sua versão lançada para Nintendo 64, contendo seis pistas onde, duas delas contém percursos secretos de manobras, além de uma pista oculta de San Francisco Rush: Extreme Racing e San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition.

As pistas regulares podem ser percorridas nos modos reverso ou espelhado e tem chaves colecionáveis escondidas ​​adicionadas ao longo da pista que podem ser usadas para desbloquear veículos ocultos. 

A maioria dos carros originais apareceram nesta conversão, mas alguns de San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition ficaram de fora.


Esta conversão tem um modo treino e um modo Death Race, onde todos os carros que colidem durante uma corrida permanecem na pista todo ferrado, encerrando assim o jogo se o jogador travar. 

A versão de Rush para Nintendo 64 também inclui um Modo Circuito e um sistema de salvamento para Fast Times, progresso de circuito e chaves escondidas onde o jogador pode encontrar em locais secretos para desbloquear novos carros.

Presume-se que San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition foi portado para o Nintendo 64 para lançamento em 1998, mas anúncios incluídos na caixa da versão do Nintendo 64 informava que o jogo seria lançamento futuro para o Outono de 1998, mas posteriormente foram relatados como sendo em erro. 

Na verdade, o anúncio era destinado exclusivamente à versão arcade, que inclui todas as faixas que já estavam na versão Nintendo 64.


PlayStation


Em 1998 o jogo também foi portado para PlayStation, contendo três pistas, além de uma exclusiva para esse port.

Nenhuma música original do arcade está presente aqui, e a voz do narrador foi modificada, mas parte de sua narração está inclusa no jogo.

Algumas coisas da versão de 64 foram inclusas aqui no port do Play, inclusive o modo Death Race, mas renomeado como Extreme Race, e o modo circuito com poucas pistas.

Há dois modos exclusivos: o modo GP onde há 10 corridas para ganhar pontos e o Explosive Mode que é uma corrida única em que o carro do jogador pegará fogo e encerrará o jogo se ultrapassar 60km/h.

A versão de Play tem todos os oito carros originais mas nenhum dos carros do San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition

A jogabilidade também difere da versão arcade, já que a gravidade é maior que na versão original, reduzindo assim o tempo de salto, e modificando a sensibilidade da direção.


Outros Ports


San Francisco Rush tinha planos para uma versão para o Game Boy Color, mas o projeto não deu boa e foi cancelado.

Um protótipo foi descoberto e lançado em Janeiro de 2022.

Já o San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition teve port para Game Cube, Play 2 e Xbox em 2005, através da compilação da Midway Arcade Treasures 3.

Uma versão similar também está inclusa na Midway Arcade Treasures Deluze Edition para PC.

O Arcade Treasures é a recriação do game original, com uma nova engine e mudanças no som. O áudio do game foi totalmente refeito com uma nova voz para o narrador, usando remix ou músicas alteradas, e também com efeitos sonoros totalmente diferentes.

Essa versão recebeu críticas pesadas dos fãs, já que as alterações feitas não agradou nada quem jogou essa versão.

A versão de PC teve um bug nervoso onde o carro acelerava até 200 km/h e então explodia se o acelerador fosse mantido sem frear.


Recepção


San Francisco Rush foi um enorme sucesso nos fliperamas, citado como um título de retorno da Atari Games, mostrando que a empresa ainda tinha força como desenvolvedora de jogos de arcade.

A revista americana Next Generation fez um review da versão arcade do jogo, dando-lhe quatro estrelas de cinco, e afirmou que "o mais legal neste jogo são os atalhos: para esgotos, estradas quebradas, telhados de arranha-céus e outros lugares inusitados."

Camuflados nos cenários urbanos de São Francisco, esses atalhos podem colocar os jogadores muito à frente dos oponentes ou, se eles explodirem e baterem, pode fazê-los voltarem ao final do pelotão. 

De qualquer forma, acrescenta uma emoção de descoberta que normalmente não é encontrada em jogos de corrida e faz com que o risco valha a pena.

As críticas à versão de Nintendo 64 variaram de mistas a elogiosas. 

Por exemplo, enquanto Kraig Kujawa, da Electronic Gaming Monthly, o chamou de "um jogo de corrida bonito com grandes problemas", a co-revisor Kelly Rickards o descreveu como "divertido de jogar e uma adição sólida à já grande biblioteca de pilotos do Nintendo 64"

A Next Generation concluiu que "San Francisco Rush é quase brilhante. É um jogo divertido e desafiador que o mantém jogando continuamente".


Os críticos aplaudiram amplamente os vários atalhos ocultos do jogo, os saltos emocionantes e irrealisticamente altos e a inclusão de um modo multiplayer com uma taxa de quadros sólida. 

A GamePro comentou: "Não importa o seu coração - os saltos que desafiam a morte farão você deixar seu estômago em São Francisco".

Os controles da versão do 64 foram mais controversos. A Next Generation e IGN ambos os elogiaram como rígidos e equilibrados, mas outros críticos tiveram problemas.

GamePro, deu ao jogo 4,5 de 5 para fator diversão e gráficos, mas 3,0 para controle, dizendo: "O botão analógico simplesmente não responde e não há como deslizar o poder."

John Ricciardi e Crispin Boyer, da Electronic Gaming Monthly, acharam os freios tão ineficazes que tiveram que dar marcha à ré para fazer curvas, enquanto Rickards disse que leva tempo para se acostumar com o controle, mas no final das contas funciona.

A trilha sonora do jogo foi amplamente ridicularizada como a pior parte do jogo, embora Next Generation a tenha considerado agradável, e alguns críticos descobriram que algumas das músicas são tão estridentes que eles adicionam um valor humorístico ao jogo.


A maioria dos críticos disseram que a versão do Nintendo 64 emulou satisfatoriamente a versão arcade, e elogiaram o conteúdo exclusivo adicionado ao console.

No entanto, a GameSpot concluiu que, embora o port fosse tão fiel quanto possível, dadas as limitações do hardware do console, ela não poderia recriar totalmente a sensação que proporcionava sentar-se no gabinete do fliperama.

Por outro lado, IGN opinou que "Por causa de todas [suas] novas opções e modos, San Francisco Rush para Nintendo 64 parece um jogo totalmente novo - um jogo muito melhor projetado para o lar.

O revisor observou particularmente como os segredos adicionais e a eliminação da necessidade de inserir moedas incentivam mais fortemente o jogador a explorar.

Revendo a versão para PlayStation, a revista francesa Player One elogiou a melhor direção em curvas fechadas, mas criticou os gráficos. 

A revista espanhola PlanetStation elogiou os saltos, a velocidade, a música e os múltiplos modos de jogo, mas criticou os gráficos que são inconsistentes e a distinção mínima entre os carros jogáveis.

Sequências

A série San Francisco Rush foi seguida por três sequências. 

O primeiro foi Rush 2: Extreme Racing USA, lançado em 1998 exclusivamente para Nintendo 64


O segundo foi o futurista San Francisco Rush 2049, lançado em 1999 para arcade e portado para Dreamcast e Nintendo 64 em 2000. 

O terceiro e último deles foi L.A. Rush, lançado em 2005 para Play2 e XBox.


Videos

Intro versão N64

para assistir no youtube click here

Intro versão Play1

para assistir no youtube click here

Uma Pista Da Versão Arcade


                                                                          para assistir no youtube click here


Rush 2 Pista de Nova York

para assistir no youtube click here


San Francisco Rush 2049 (Dream Cast)

para assistir no youtube click here


L.A Rush

para assistir no youtube click here


domingo, 10 de março de 2024

Premiação Do Dia: Oscar 2024

 Pois é minha gente...

Eu tenho zero interesse em acompanhar a apresentação do Oscar, mas esse ano foi diferente.

Esse ano duas produções japonesas estavam entre os indicados e como uma fã das produções de lá, óbvio que eu daria um jeito de "assistir".

E deu boa!! Os dois indicados saíram campeões!!


Melhor Animação: O Menino E A Garça (Ghibli Studio)


Melhor Efeitos Visuais: Godzilla (Toho)


sexta-feira, 8 de março de 2024

Notícia Triste Do Dia: Morre Akira Toriyama

 Pois é minha gente...

Nessa sexta-feira, 08 de Março de 2024 é comemorado o Dia Internacional Da Mulher, mas também será lembrado por todos, como o dia que a estrela de Akira Toriyama se apagou...



Sim, é isso mesmo! O grande gênio por trás de tantas obras incríveis faleceu!


A nota de falecimento foi lançada hoje, mas o ocorrido mesmo se deu no dia 01 de Março.

Segundo a nota oficial, Toriyama teve um hematoma subdural, ou seja, houve algum acidente que atingiu a cabeça, levando-o a óbito.

E assim termina a jornada de Akira Toriyama nesse mundo, aos 68 anos de idade.

O artista se foi, mas suas obras serão eternas!