Lembro que a década de 90 era recheada de atrações na TV aberta. Uma delas, era o programa X-Tudo, que assim como o nome, falava de tudo um pouco: ciências, gastronomia, literatura, tudo de maneira rápida e fácil para o entendimento da criançada.
Não sabe que programa é esse? Então fique sabendo!
fonte: wikipedia
X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura, indo ao ar em 01 de Abril de 1992 e produzido pelo SESI. Seu formato passava informações para o público infantil de uma maneira rápida e de fácil compreensão. O programa teve seu fim em 03 de Novembro de 2002, tendo um total de 10 temporadas.
Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes desde a origem do programa até Dezembro de 1998 e depois, por Henrique Serrano), que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também a participação de Marcelo Mansfield no quadro de curiosidades científicas e Raquel Barcha como Sherazade no quadro de sugestões de leitura, e o entrevistador mirim Rafael Meira.
Com o decorrer do tempo, o programa teve seu elenco alterado, com a participação dos atores Márcio Ribeiro, Norival Rizzo, Joyce Roma e Oscar Simch em quadros de esquetes, a entrevistadora mirim Fernanda Souza e o repórter Henrique Stroeter.
Curiosidades
O programa estreou no dia 11 de Abril de 1992, numa sexta-feira e foi extinto em 03 de Novembro de 2002 num domingo, o fim do programa foi uma estratégia da TV Cultura em renovar sua programação infantil.
Gerson de Abreu começou a carreira na TV Cultura em 1982 no papel de um cozinheiro no programa É Proibido Colar, sendo depois convidado a integrar o elenco da emissora. Participou de programas como Som Pop e Bambalalão antes de participar de X Tudo. Apresentou o programa entre 1992 e 1994, quando mudou para a TV Record, onde participou dos programas Agente G e Vila Esperança (programa de televisão). Depois atuou em teatro, se retirou em março de 2002 por problemas de saúde e excesso de peso, falecendo aos 37 anos em 18 de julho de 2002 em sua casa em Iguapé, litoral sul de São Paulo.
Fernando Gomes (criador e manipulador do boneco X) desenvolveu inúmeros trabalhos na área infantil e participou de programas como "Castelo-Rá-Tim-Bum", "Agente G", "Vila Sésamo" e "Cocoricó" onde além de ter criado vários bonecos, dá vida ao protagonista Júlio e dirige o programa.
Marcelo Mansfield era ator de teatro quando passou a integrar a equipe de educativos da TV Cultura no final dos anos 80. Depois teve seu próprio programa na TV Gazeta e prosseguiu sua carreira no teatro de comédia. Também participou do programa "Agora é Tarde" da Band.
Depois do programa, a atriz Raquel Barcha passou a interpretar Sherazade no teatro ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz e espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Rafael Meira começou no programa em pequenas participações, depois se tornou um dos apresentadores principais e tomou parte em seriados voltados a públicos de faixa etária maior como episódios das séries Telecurso e Turma do Gueto, também da TV Cultura.
Henrique Stroeter interpretou Perônio, o menos sério dos dois irmãos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio no seriado Castelo Rá-Tim-Bum.
Fernanda Souza ficou famosa interpretando a Mili, na primeira edição da série Chiquititas Brasil em 1997.
Márcio Ribeiro ganhou vários prêmios por atuações no teatro, entre eles nos Festivais de Brasília e Gramado, depois participou de esquetes do seriado Camera Café exibido pelo SBT. Atuou em espetáculos de stand-up comedy até seu falecimento, em 29 de maio de 2013.
Norival Rizzo integrou a equipe da TV Cultura por vários anos. Um de seus papéis mais conhecidos foi o de um perverso treinador de jogadores de videogame em um episódio de Mundo da Lua.
Joyce Roma integrou o elenco de "Mundo da Lua", como a prima Gisela de Los Angeles, foi a protagonista da série "Qual É, Bicho?" como a Camila e depois ainda deu vida à divertida Filomena no "Quintal da Cultura". Participou de vários espetáculos teatrais como por exemplo "Francisco e Clara, o Musical" onde viveu a protagonista e ficou em cartaz em São Paulo em 1998.
Oscar Simch atuou no X-Tudo como o sultão contador de histórias. Ele ficou conhecido, principalmente no Rio Grande do Sul, por manipular alguns bonecos do Pandorga, um programa exibido pela TVE-RS, um canal educativo local, e por ter feito parte do elenco da peça de teatro "Homens de Perto".
Depois de anos fora do ar, a TV Cultura decidiu resgatar o X-Tudo. A estreia com o 1º programa exibido em 1992, ocorreu no dia 01 de Fevereiro de 2014 até 21 de Dezembro de 2014. A atração ia ao ar todo sábado, às 13h15.
Emissoras em que o programa é ou foi exibido
TV Rá-Tim-Bum (por assinatura)TV Cultura
Paraná Educativa
TV Brasil
Rede Pública
Rede Minas
Elenco
Abertura 1
Abertura 2