Meu QI Abaixo de Zero: novembro 2016

Pesquisar este blog

Translate

Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Programa do Dia: X-Tudo

Pois é minha gente...
Lembro que a década de 90 era recheada de atrações na TV aberta. Uma delas, era o programa X-Tudo, que assim como o nome, falava de tudo um pouco: ciências, gastronomia, literatura, tudo de maneira rápida e fácil para o entendimento da criançada.
Não sabe que programa é esse? Então fique sabendo!
fonte: wikipedia



X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura, indo ao ar em 01 de Abril de 1992 e  produzido pelo SESI. Seu formato passava informações para o público infantil de uma maneira rápida e de fácil compreensão. O programa teve seu fim em 03 de Novembro de 2002, tendo um total de 10 temporadas.
Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes desde a origem do programa até Dezembro de 1998 e depois, por Henrique Serrano), que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também a participação de Marcelo Mansfield no quadro de curiosidades científicas e Raquel Barcha como Sherazade no quadro de sugestões de leitura, e o entrevistador mirim Rafael Meira.
Com o decorrer do tempo, o programa teve seu elenco alterado, com a participação dos atores Márcio Ribeiro, Norival Rizzo, Joyce Roma e Oscar Simch em quadros de esquetes, a entrevistadora mirim Fernanda Souza e o repórter Henrique Stroeter.





Curiosidades

O programa estreou no dia 11 de Abril de 1992, numa sexta-feira e foi extinto em 03 de Novembro de 2002 num domingo, o fim do programa foi uma estratégia da TV Cultura em renovar sua programação infantil.


Gerson de Abreu começou a carreira na TV Cultura em 1982 no papel de um cozinheiro no programa É Proibido Colar, sendo depois convidado a integrar o elenco da emissora. Participou de programas como Som Pop e Bambalalão antes de participar de X Tudo. Apresentou o programa entre 1992 e 1994, quando mudou para a TV Record, onde participou dos programas Agente G e Vila Esperança (programa de televisão). Depois atuou em teatro, se retirou em março de 2002 por problemas de saúde e excesso de peso, falecendo aos 37 anos em 18 de julho de 2002 em sua casa em Iguapé, litoral sul de São Paulo.


Fernando Gomes (criador e manipulador do boneco X) desenvolveu inúmeros trabalhos na área infantil e participou de programas como "Castelo-Rá-Tim-Bum", "Agente G", "Vila Sésamo" e "Cocoricó" onde além de ter criado vários bonecos, dá vida ao protagonista Júlio e dirige o programa.


Marcelo Mansfield era ator de teatro quando passou a integrar a equipe de educativos da TV Cultura no final dos anos 80. Depois teve seu próprio programa na TV Gazeta e prosseguiu sua carreira no teatro de comédia. Também participou do programa "Agora é Tarde" da Band.


Depois do programa, a atriz Raquel Barcha passou a interpretar Sherazade no teatro ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz e espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.


Rafael Meira começou no programa em pequenas participações, depois se tornou um dos apresentadores principais e tomou parte em seriados voltados a públicos de faixa etária maior como episódios das séries Telecurso e Turma do Gueto, também da TV Cultura.



Henrique Stroeter interpretou Perônio, o menos sério dos dois irmãos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio no seriado Castelo Rá-Tim-Bum.

Fernanda Souza ficou famosa interpretando a Mili, na primeira edição da série Chiquititas Brasil em 1997.


Márcio Ribeiro ganhou vários prêmios por atuações no teatro, entre eles nos Festivais de Brasília e Gramado, depois participou de esquetes do seriado Camera Café exibido pelo SBT. Atuou em espetáculos de stand-up comedy até seu falecimento, em 29 de maio de 2013.


Norival Rizzo integrou a equipe da TV Cultura por vários anos. Um de seus papéis mais conhecidos foi o de um perverso treinador de jogadores de videogame em um episódio de Mundo da Lua.


Joyce Roma integrou o elenco de "Mundo da Lua", como a prima Gisela de Los Angeles, foi a protagonista da série "Qual É, Bicho?" como a Camila e depois ainda deu vida à divertida Filomena no "Quintal da Cultura". Participou de vários espetáculos teatrais como por exemplo "Francisco e Clara, o Musical" onde viveu a protagonista e ficou em cartaz em São Paulo em 1998.


Oscar Simch atuou no X-Tudo como o sultão contador de histórias. Ele ficou conhecido, principalmente no Rio Grande do Sul, por manipular alguns bonecos do Pandorga, um programa exibido pela TVE-RS, um canal educativo local, e por ter feito parte do elenco da peça de teatro "Homens de Perto".



Depois de anos fora do ar, a TV Cultura decidiu resgatar o X-Tudo. A estreia com o 1º programa exibido em 1992, ocorreu no dia 01 de Fevereiro de 2014 até 21 de Dezembro de 2014. A atração ia ao ar todo sábado, às 13h15.




Emissoras em que o programa é ou foi exibido 
TV Rá-Tim-Bum (por assinatura)
TV Cultura
Paraná Educativa
TV Brasil
Rede Pública
Rede Minas


Elenco


Abertura 1


Abertura 2



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Ator do Dia: Engin Akyürek

Pois é minha gente...
Em 2015 a Band teve a brilhante ideia de trazer séries turcas para a TV brasileira, começou com Mil e Uma Noites (Binbir Gece), depois veio Fatmagul'un Suçu Ne?, e nessa última, tive o conhecimento de um ator muito bom, além de lindo!
Falo do premiado Engin Akyürek, um moreno alto, bonito e por que não sensual?
Fique sabendo mais sobre o rapaz!
Fonte: Wikipedia



Engin Akyürek é um ator turco, nasceu em 12 de Outubro de 1981, em Ankara. Fez diversos filmes e séries de TV, além de atuar no teatro.
Seu pai é um funcionário do governo e sua mãe é dona de casa. Ele tem um irmão mais novo. Engin se formou na Universidade de Ankara em 2002, onde estudou no departamento de Linguística e História.
Engin vem alcançando grande sucesso tanto por suas aparições em séries de televisão e em filmes. Mas o seu país não só o ama e admira somente por suas habilidades de atuação, mas também porque, em seu tempo livre ele realiza diferentes campanhas de caridade.




Carreira
Em 2004, dois anos após se formar na universidade, Engin participou do "Turkiye'nin Yildizlari" (Turkey's Star), uma competição da TV. Seu primeiro lugar nesta competição rendeu-lhe um papel de apoio na série de TV, Yabanci Damat (2004-2007), produzido por Yagmur Taylane Durul Taylan. Sua atuação como Kadir Sadikoglu ganhou aclamação da crítica e levou a sua primeira estréia no cinema em Zeki Demirkubuz's Kader (2006). Por sua interpretação de Cevat neste filme, Engin recebeu o prêmio de "Ator Mais Promissor" tanto para o 39º Prêmio de Cinema da Turquia e para o CASOD (Cagdas Sinema Oyuncuları Derneg) em 2006. 
Depois disso, ele estrelou no papel de Nizipli  Halim na série de TV, Karayilan, uma história  que ocorreu em Gaziantep (2007-2008), durante a ocupação francesa. Akyürek atuou como o amante psicopata Mustafa Bulut, na série Bir Bulut Olsam, escrita por Meral Okay e produzida por Ulas Inanc. Além disso, ele desempenhou o papel romântico Kerim Ilgaz, em Fatmagul'un Sucu Ne? (2010-2012), uma série de TV sobre questões sociais que cercam uma vítima de estupro. O cenário original de Fatmagül'un Suçu Ne? por Vedat Turkali é escrito por Ece Yorenc e Melek Gencoglu para drama de TV e produzido por Kerem Catay.
No cinema, ele faz o papel de Tekin no filme Bi Kuçuk Eylul Meselesi, escrito e dirigido por Kerem Deren. O filme se passa em Bozcaada (2014). Ele volta às telas de TV como Ömer, na série Kara Para Ask (2014).

Teatro


Em 2007, Engin atua na produção original do escritor Turker Inanoglu  “Romantika Muzikali,” dirigida por Sakir Gurzumar, onde ele interpretou o papel principal de Ceto,  o valente rapaz da vizinhança.


Cinema 


Kader (2006) como Cevat 
Turkish Cinema Award (SIYAD) por "Ator Mais Promissor”
CASOD (Cagdas Sinema Oyuncuları Dernegi) Oyunculuk Award em 2006 por  Ator Mais Promissor"



Bi Küçük Eylül Meselesi (2014) como Tekin Bulut
Foi lançado em 14 de Fevereiro de 2014. Ele interpreta um personagem aclamado pela crítica, de um homem ingênuo, inocente, que não é dotado de beleza física, mas sim um coração bonito. Ele mora sozinho em uma ilha, num paraíso particular e, rapidamente e profundamente se apaixona pela primeira vez por uma bela garota da cidade que lhe dá atenção. No entanto, o amor deles é malfadado e cheio de desgosto quando ela o esquece depois de um ferimento na cabeça, e ele tem que fazê-la lembrar de seu amor. Este filme é o seu regresso para os filmes de cinema na Turquia.


Televisão


Yabanci Damat (2004-2007) como Kadir Sadikoglu
Ele é um padeiro de uma loja de doces, comprometido com Nazli, a filha do dono da loja. Suas típicas formas tradicionais antigas torná-o inadequado para ela, que foge de casa antes de começar a preparação de seu casamento . Em seguida, ele se aventura pelo mundo selvagem da vida da cidade  para encontrá-la e uni-la em casamento. Ele encara várias situações hilárias, como quando  tem de conquistar o coração da menina de um rapaz grego, o qual ela se apaixona quando tinha fugido de casa. Apesar de não ser malvado, as piadas impertinentes que Kadir faz com o menino grego para irritá-lo faz dele um personagem memorável.



Karayilan (2007-2008) como Nizipli Halim
Ele interpreta um personagem puro, inocente, fiel, ignorante, mas ao mesmo tempo muito divertido e forte, lutando pela libertação da cidade de Gaziantep da ocupação das forças francesas durante a Guerra de Independência Turca.



Bir Bulut Olsam (2008-2009) como Mustafa Bulut
Ele faz o papel de um amante epiléptico e obsessivo, que forçadamente se casa com sua prima, abusa e a tortura por não corresponder seu amor, embora não tenha um coração mau, suas explosões de temperamento e amor não correspondido por Narin faz dele emocionalmente instável e comete atos de violência que o machucam mais do que os que ele quer machucar.



Fatmagül'un Suçun Ne? (2010-2012) como Kerim Ilgaz
Ele interpreta seu personagem mais popular, um homem forçado a se casar com a mulher que ele é falsamente acusado de estupro e, eventualmente, se apaixona por ela. Ele então tem que protegê-la daqueles que  uma vez  ele pensou ser seus amigos e fazer as pazes com os demônios dentro de sua cabeça que dão combustível para queimar sua culpa.



Kara Para Ask (2014-2015) como Ömer Demir
Ele interpreta um policial confiante, bonito e cavalheiresco. Ele é nascido no lado pobre da cidade, mas é dotado de inteligência excepcional, humor e boa observação, elevando seu status socioeconômico. Sua noiva é assassinada e ele se arrisca em uma jornada para encontrar os assassinos, porém o destino o faz encontrar a rica socialite filha do magnata cujo carro sua noiva foi encontrada morta. Sua ideia de moda ultrapassada e sua atitude afiada irrita e atrai Elif ao mesmo tempo. Seu personagem gira em torno de obter o encerramento do caso da morte de sua noiva,  durante todo o tempo lutando contra a atração intensa e apaixonada que ele tem por Elif. O personagem foi escrito especialmente mantendo Engin Akyurek em mente pelos escritores da série.




Prêmios
Kader (2006) como Cevat 
Turkish Cinema Award (SIYAD) por “Most Promising Actor”
Kader (2006) como Cevat
CASOD (Cagdas Sinema Oyuncuları Dernegi) Oyunculuk Award em 2006 por “Most Promising Actor”

Fatmagul'un Suçu Ne? (2011) como Kerim
“Melhor Ator a Representar a Turquia em Hollywood” Ucankus
Ucankus Türkiye'yi Hollywood'da En İyi Temsil Edebilecek Oyuncu (Viewer Surveys/Polls)

Maio/ 2011 
“Best Male TV Actor”
Televizyondizisi En İyi Erkek Oyuncu (Viewer Surveys/Polls) 

Junho/ 2011
“Best Looking Actor on TV ”Habershow
Habershow Dizilerin En Yakısıklısı (Viewer Surveys/Polls)
“Best Actor” Dizifilmbook '(FGSN First Season)
Dizifilmbook 'FSN 1.sezon En İyi Oyuncusu (Viewer Surveys/Polls
Set/ 2011
“Best Looking Actor Under 30” Ayakligazete
Ayaklıgazete 30 Yasın Altındaki En Yakısıklı Oyuncu (Viewer Surveys/Polls)”

Março/2012
 Melhor Ator em série de TV de 2011” Has Awards, Kadir Has Universitesi "2011 En Has Erkek Dizi Oyuncusu” (Viewer Surveys/Polls)

Maio/2012
“Melhor Ator de Drama em 2011” Ayakligazete,
Ayakligazete "2011 En İyi Drama Erkek Oyuncusu” (Viewer Surveys/Polls)

Kara Para Ask como Ömer Maio/2014
"Prêmio de Melhor Ator" baseado na votação de 2014  organizado pelo site da Televizyondizisi.  
Dezembro/2014
Best Actor of 2014 Drama Dalında En İyi Erkek Oyuncu RaniniTv'den 2014 Yılının En İyileri Listesi raninitv 25 Aralık 2014”.

Kara Para Ask 2015
- Stars of the Export in Electrical Electronics and Service Exporters Association Cultural Service Awards.
- “Best Actor” of the Year category no " festival Marconi Odülleri ", organizado pela Bursa University " radio and television branch " na Turquia. The winners this year.
- The Best Actor” Award baseado na votação 2015 organizada pelo televizyondizisi 
- Best actor Prize em Seoul International Drama Awards 2015
- Best Actor Nominee em Golden Butterfly Awards 2015
- Best Actor Nominee em International Emmy Awards 2015

Kara Para Ask 2016
Best Actor in Altın Palamut Sinema Televizyon Ödülleri İçin 
Best Actor in Dijital Dünyanın En’leri Ödülleri 2016


Uma cena da série Kara Para Ask


Uma cena de Romantika Muzikali